EmagrecimentoSaudeBemEstar

sábado, 21 de maio de 2016

Chá verde emagrece? Mito ou verdade?

Olá, queridos!
Constantemente sou questionada se tomo o chá verde para emagrecer, o que não é o meu objetivo, e, sim, aproveitar suas benéficas propriedades, como os aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, além de flavonoides, que fazem bem para circulação sanguínea. 
É verdade que o chá verde PODE ajudar no emagrecimento, pois os flavonoides possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal. 
Contudo, segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde tem o poder de aumentar em apenas 4% a queima de gordura corporal em indivíduos que ingerem a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras diárias. 
Porém, o mais importante são os resultados dos estudos, demostrando que o consumo regular do chá verde pode fazer bem à saúde. Pesquisas apontam que a bebida tem influência positiva no tratamento de inflamações e tumores, evita a hipoglicemia e o entupimento das artérias. 
No entanto, CUIDADO! Pessoas cardíacas, hipertensas e grávidas não devem consumir o chá verde. A bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, levando a frequências cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.
Portanto, não se iluda achando que o chá verde faz milagres. O que emagrece é um estilo de vida saudável!

quinta-feira, 24 de março de 2016

Páscoa é renovação. Renove seus hábitos!

Olá, amores!
Páscoa é o momento para buscar a renovação que espera em sua vida, seja como a fênix e ressurja das cinzas do passado, a cada dia, para uma vida nova e melhor!
Correr ou caminhar, você pode fazer em qualquer lugar! Explore o bairro, as montanhas, um parque, a praia... 
Vai viajar para a praia? Maravilha! 
Caminhar ou correr na areia fofa da praia é uma ótima forma de trabalhar seu condicionamento cardiovascular e ainda tornear seus músculos das pernas. A areia fofa proporciona um treino mais intenso exigindo mais força dos seus músculos por causa do atrito com a areia. 
Esqueça o tênis! Aproveite para ter contato com a natureza e usar os músculos dos dedos e dos pés. Tudo isso é benéfico para a estrutura óssea e para melhorar o equilíbrio do corpo. 
Há quem diga que o contato dos pés com a areia é bom para livrar de energias negativas acumuladas com a correria do cotidiano. Mas, deve-se ficar de olho no tipo de praia que se escolhe para andar. Se a praia não for muito limpa, o melhor é colocar o tênis para não pegar nenhuma micose nem machucar o pé! 
Lembre-se de aplicar o protetor solar, usar os óculos escuros e o boné, manter a boa hidratação e evitar o exercício das 10 às 16 horas, quando há maior incidência de radiação solar.
A Renovação é uma riqueza a ser buscada. E sempre é tempo de Recomeçar!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Mito do emagrecimento: suplemento alimentar para emagrecer.

Olá, Amores!
Um dos assuntos mais comentados nas academias é sobre tomar suplementos.
Provavelmente, você que quer emagrecer já deve ter experimentado uma infinidade de produtos com essa promessa...
Chitosana, chá verde, chá branco, chá vermelho, óleo de cártamo, óleo de coco, óleo de linhaça, pholiamagra, termogênicos, CLAs, picolinato de cromo, shakes, pílulas... ufa!!!
Existem hoje no mercado inúmeros produtos que prometem auxiliar na queima de gordura, mas na verdade poucos são realmente efetivos. E mesmo aqueles considerados como efetivos, só funcionarão com o acompanhamento de uma dieta precisa (hipocalórica) e de um treinamento bem elaborado (que proporcione um gasto energético suficiente)... Caso contrário, a utilização de suplemento será total perda de tempo e dinheiro!
Afinal, convenhamos… Se suplementos funcionassem, com centenas deles espalhados em todo lugar, não teríamos uma parcela enorme da população com sobrepeso ou obesa!
Percebe o potencial que esta clientela tem para a indústria do emagrecimento?!
Há programas de emagrecimento que prometem resultados rápidos e fáceis, ou que prometem resultados permanentes.
Porém, sem mudanças no seu estilo de vida, qualquer propaganda que diz que você pode emagrecer sem diminuir o consumo de calorias e/ou aumentar seu nível de atividade física está vendendo ilusões e falsas promessas. 
É claro que este tipo de assunto não recebe atenção da mídia... Afinal, a indústria do emagrecimento é poderosa e gigantesca, movimentando bilhões de dólares todos os anos! Ou seja, a indústria prioriza o capital e ignora os danos à saúde. Assim, informações deturpadas invadem o universo dos praticantes de exercícios e atividades físicas.
A indústria do emagrecimento inclui livros, revistas, artigos de jornal, programas de televisão, vídeos com exercícios, academias de ginástica, dietas, suplementos alimentares e cirurgias plásticas. Essas mensagens influenciam o psiquismo, principalmente o feminino, principal alvo de tais investidas.
Artistas e modelos famosas, seja em propagandas de televisão ou em revistas especializadas, veiculam, além de suas imagens fabulosas (proporcionada, na maioria das vezes, pelo photoshop), o incentivo à adoção de práticas alimentares restritivas, associando suas imagens ao resultado de determinadas dietas e ao uso indiscriminado de produtos para emagrecimento.
A promessa de eliminar gordura corporal rapidamente é tentadora, mas é perigosa, pois os suplementos podem causar prejuízos à saúde, principalmente quando se consome em quantidades excessivas. E o preocupante é que muitos pessoas estão tomando suplementos sem uma prescrição médica ou nutricional, utilizando por conta própria, muitas vezes orientado pelo professor da academia ou por colegas.
O que emagrece mesmo é reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos!
 
 

sábado, 2 de janeiro de 2016

Pessoas que monitoram seu peso diariamente emagrecem mais.

Olá, maravilhosos!
Você costuma se pesar diariamente/semanalmente/mensalmente ou nunca? Algumas pesquisas indicam que o melhor para não aumentar a ansiedade é se pesar uma vez por semana, porém, uma nova pesquisa, da Universidade de Tecnologia Tempere, da Finlândia, revela que aquelas pessoas que se pesam com frequência têm mais facilidade para eliminar peso.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram 2838 medidas de peso de 40 indivíduos considerados obesos durante o período de um ano. E houve uma relação clara: quem se pesou mais eliminou mais peso. E aqueles que deixavam mais do que 5,8 dias se passarem sem fazer a pesagem acabavam ganhando mais peso.
Os pesquisadores creditam esse fato a uma ideia óbvia: quem faz reeducação alimentar de forma mais séria e também se exercita de forma regrada acaba monitorando seu peso com mais frequência. 
E os cientistas afirmam: se você quiser emagrecer, o mais garantido é se pesar todos os dias. Mas se você só conseguir se pesar uma vez por semana, deixe para quarta-feira - o dia vai ter a média mais correta.