EmagrecimentoSaudeBemEstar

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Suplemento de Colágeno Emagrece ou Engorda?

Olá, Queridos!
Ganhei uma caixa de suplemento de colágeno hidrolisado em pó sabor laranja e tem sempre alguém me perguntando sobre os reais efeitos dos suplementos de colágeno, então resolvi pesquisar...
O colágeno é uma proteína com função primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
A partir dos 25/30 anos (esta idade varia de acordo com aspectos genéticos e ambientais) , passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano. 
Os suplementos de colágeno são supostamente para reverter esta perda natural. Existem hoje no mercado muitas formas de suplementos de colágeno: em cápsulas, em pó, em shakes, etc.

Os reais efeitos dos suplementos de colágeno são questionáveis, pois há poucos estudos sobre seus efeitos em condições de flexibilização, como a osteoartrite. E não há fortes evidências de sua contribuição no combate ao envelhecimento.

Além disso, vale ressaltar que o uso dos suplementos não funciona isoladamente. Por exemplo, a pessoa que toma o colágeno não terá a pele firme se continuar estressada, fumando, tomando sol, comendo mal, sendo sedentária – não é um milagre!
Na alimentação, as principais fontes de colágeno são as proteínas animais, como carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos. Mas há outros alimentos que podem também contribuir, como fontes de vitamina C (acerola, caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego), folhas verdes escuras e fontes de vitamina E, selênio e zinco (avelãs, amêndoas e castanhas).
A Sociedade Brasileira de Reumatologia reconhece os benefícios do colágeno para pacientes com artrose, já que a proteína pode melhorar a cartilagem dessas pessoas que estão, principalmente, na fase inicial da doença. Porém, o uso do suplemento é apenas um complemento ao tratamento e não pode ser usado isoladamente.

Não encontrei nenhuma comprovação científica de que ele acaba com uma flacidez pré existente, nem que vai ajudar a diminuí-la, nem prevenir o agravamento da flacidez.

Tem muita gente que pensa que o colágeno é a mesma coisa que gelatina. Não é a mesma coisa, não! A gelatina tem colágeno mas em quantidade bem menor do que a recomendada, e essas vendidas em supermercados tem uma quantidade ínfima. A incolor é que tem alguma coisa de colágeno.
O colágeno pode ou não engordar dependendo da forma como você o utilizar.  
Ele é uma proteína e tem calorias (4 calorias por grama), mas como a dose recomenda é de no máximo 10 gramas ao dia, provavelmente, ele sozinho não vai engordar. Contudo, se você abusar da alimentação e ainda complementar com o colágeno, aí sim irá engordar. 
O lado bom é que o colágeno ajuda na sensação de saciedade, contribuindo com a diminuição da fome e, consequentemente, com o emagrecimento.
Para mim, a melhor maneira é bater o pacote de colágeno hidrolisado com suco de frutas cítricas e no suco verde.

Não tome cápsulas ou suplementos por conta própria, pergunte ao seu médico ou nutricionista primeiro.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

DECIDA REALIZAR SEUS SONHOS!

Olá, Maravilhosos!
Quantos de nós temos um sonho e, por diversas questões, não procuramos realizá-lo?!
Vá atrás dos seus sonhos enquanto há tempo, pois podemos não ter o tempo que queremos para poder realizá-los. 
Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar? 

Corra atrás dos seus sonhos mesmo que o resto do mundo o critique, mesmo que para isso você tenha que enfrentar o mundo inteiro! 
Sabe aquele sonho que está no seu coração há muitos anos, mas nunca teve coragem de ir atrás, porque acha que nunca iria conseguir, talvez por medo de se decepcionar?! Porém, a maior decepção será nunca ter tentado… 
Quando você visualizar o seu objetivo e criar a coragem suficiente em realizá-lo, tenha em mente que para a sua concretização, alguns detalhes deverão estar bem claros na cabeça. Ou seja, facilidades e dificuldades aparecerão, mas se realmente acredita que pode fazer, os incômodos desaparecerão. 


Confira essas dicas para começar a realizar o seu sonho:
Pense em um projeto de mudança: liste tudo o que precisa fazer para conseguir realizar a sua meta;
Monte um plano de transição. Não é preciso jogar tudo para o alto do dia para a noite. Prepare o terreno, plante as sementes e cuide de sua plantinha, até que ela dê frutos;
Não se sinta uma vítima do destino. Agradeça todos os dias pelo que você tem ou faz, mesmo que não seja o seu ideal. Pense no que você tem ou no que você faz como uma ajuda para criar a estrutura para você poder se lançar para onde você quer estar;
Estabeleça um prazo para iniciar o que precisa ser feito para atingir o objetivo desejado. Isso vai ajudá-lo a se organizar para a nova etapa da sua vida e renovar suas esperanças.

O nosso futuro não é responsabilidade de outrem, nós é que construímos o nosso futuro. 

Lembre-se: determinação é fundamental e, quanto mais árdua a caminhada, melhor o sabor da chegada.
Você Quer, Você Pode, Você Consegue!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

SAIBA COMO CONTROLAR A COMPULSÃO POR DOCES

Olá, Queridos!
Muitos de nós já podemos ter passado por isso: comer toda a caixa de bombons, sentir-se tentado e sucumbir àquele alimento tão engordativo e tão momentaneamente gostoso. 
A proibição irrestrita e inflexível de determinados alimentos no planejamento do que se vai comer apenas reforça problema da compulsão alimentar periódica. 
Portanto, Não Faça Dietas, Aprenda a se Relacionar com a Comida
A angústia gerada pelo processo de emagrecimento em que você está proibida de ingerir determinado alimento pode ser um fator psicológico desencadeante do episódio de binge, que é um mecanismo conhecido como “violação da abstinência”, que, juntamente com outros fatores ambientais e emocionais, leva a um descontrole alimentar. 
Não é incomum pessoas que querem emagrecer passarem o dia todo quase em jejum. Pular o café-da-manhã, comer apenas uma carne grelhada com salada no almoço, esquecer dos lanches intermediários às principais refeições, tirar os carboidratos da alimentação - tudo isso é comum quando há o intuito de emagrecer mais rápido. E, no final da tarde ou à noite, normalmente, acontecem os episódios de comer compulsivo, principalmente por doces. 
Uma alimentação equilibrada, com carboidratos, mesmo quando se quer emagrecer, é a melhor saída para reaprender a comer bem e saudavelmente, evitando estes episódios de compulsão. 

SAIBA COMO CONTROLAR A COMPULSÃO POR DOCES:
  • Não fique longos períodos sem se alimentar: o jejum prolongado interfere na produção dos hormônios da saciedade (grelina e leptina), desregulando-os. A alimentação fracionada evita ainda que o organismo armazene energia para suportar longos intervalos de jejum, já que isso não acontece.
  • Pratique atividade física: exercícios físicos liberam substâncias (endorfina, serotonina e a dopamina) que provocam sensação de bem estar, auxiliando na redução do estresse e ansiedade.
  • Alimente-se a cada três horas: comer a cada três horas é importante para combater a compulsão, pois quando fracionamos nossas refeições tendemos a comer menos ou comer o necessário. 
  • Consuma cereais integrais: arroz, macarrão, pão, aveia... Nos mantém saciados por mais tempo, contribuindo para que a compulsão não apareça.
  • Consuma alimentos com triptofano: banana, castanha do pará, maçã, mel, grãos em geral, aveia, leite e iogurte desnatado, abacate, feijão, lentilha... Ajudam na sensação de bem estar, auxilia no combate à depressão e diminuem a vontade por doces.
  • Consuma frutas: a frutose, o açúcar natural da fruta, pode enganar a vontade por doces calóricos, além de conter fibras que ajudam na saciedade.
  • Procure ajuda: a compulsão pode ser causada pela deficiência de nutrientes ou por fatores emocionais/psicológicos - a causa mais comum. 
Se você não está conseguindo controlar a compulsão, nosso programa de emagrecimento pode ajudá-lo.

domingo, 5 de maio de 2013

10 MOTIVOS QUE FAZEM DA CORRIDA SER ESPECIAL ENTRE OS EXERCÍCIOS.


Bom Dia, Amores!
Você é uma dessas pessoas que nunca tentou correr por achar que não conseguiria ou que a corrida é algo muito cansativo?! Você não sabe o que está perdendo! 
Realmente, quem nunca correu sentirá dificuldade inicialmente, mas nada como uma boa orientação para começar a correr e se apaixonar pela corrida!

A corrida é uma companheira inseparável, que nos coloca sempre para cima, dando a impressão que somos mais fortes, legítimos super-heróis. Correr é uma paixão impar, porque é durante a corrida que podemos viver a plenitude da vida, é justamente neste momento que devemos agradecer a DEUS por todas as coisas que ELE permite ao nosso SER.

Além de contribuir com o emagrecimento (é um dos exercícios que proporciona um grande gasto calórico) e combater diversas doenças, como hipertensão, cardiopatias e diabetes, aumenta a autoestima e o bem estar.

Saiba porque a corrida virou moda:
01. É democrática - Para correr, você não precisa ser atleta. Mas, atenção: isso não quer dizer que o esporte não exige cuidados. Qualquer pessoa pode correr, exceto raríssimas exceções, só que sempre respeitando suas condições físicas atuais e desenvolvendo-se dentro do treinamento diário.
02. Emagrece - Em uma hora de corrida, é possível gastar, aproximadamente, 500 calorias - pode variar para mais ou menos, levando em consideração a constituição e o preparo físico de cada indivíduo. Para que esse gasto aconteça, é aconselhável que a pessoa corra com a frequência cardíaca máxima entre 70% e 85%.
03. Aumenta a força - Quer ter glúteos firmes? Correr ajuda! Quem corre tem o corpo todo trabalhado com ênfase nos membros inferiores e abdômen.
04. Melhora o condicionamento físico - Já é possível sentir a diferença no condicionamento físico depois de duas ou três semanas. Até mesmo tarefas corriqueiras, como subir escadas, tornam-se mais fáceis. 
05. Controla doenças - Diabetes, hipertensão, asma e colesterol alto são apenas algumas doenças que podem ser mantidas a distância com ajuda da corrida. Sendo uma atividade aeróbica, o sistema cardiopulmonar é muito solicitado, fortalecendo-o.
06. Nocauteia o diabetes - Já falamos dele, mas vale enfatizar que a prática da corrida por diabéticos pode, em alguns casos, dispensar o uso do remédio de controle da doença. A já conhecida síndrome metabólica - síndrome que agrupa problemas de saúde como pressão alta; aumento nos níveis de triglicérides, glicemia e mau colesterol (LDL) e diminuição do bom colesterol (HDL) - está diretamente ligada ao sedentarismo e à gordura corporal, em especial a visceral. Com a corrida é possível metabolizar tudo isso.
07. Evita a osteoporose - Estudos indicam que correr propicia a mineralização (calcificação) óssea, ou seja, quem corre diminui as chances de ter osteoporose. O impacto gerado pela corrida, desde que seguro, fortifica os ossos.
08. Aumenta o bem estar e o bom humor - A produção de endorfina é a principal responsável pela sensação de bem estar que sucede a corrida e pelo desenvolvimento de um humor estável para aquelas pessoas que praticam esse esporte regularmente. Toda atividade física possibilita a produção de endorfina, mas por a corrida ser um exercício aeróbico, a sensação pode ser ainda mais forte. Lembrando que também manda o estresse para o escanteio.
9. Deixa a autoestima nos ares e combate a depressão - Corrida é um esporte de superação. Quando o corredor consegue superar a si mesmo, a elevação da autoestima é inevitável, já que a pessoa sabe quanta disciplina e esforço foram necessários para atingir uma meta.
10. Aumenta seu círculo de amizades - Correndo, você conhece pessoas que compartilham objetivos similares aos seus e não deixarão de te incentivar quando o desânimo bater. Outro lado positivo: não tem briga. As pessoas são solidárias, uma ajuda a outra, o que leva ao aumento do círculo de amizades.

PORTANTO, ESTÁ ESPERANDO O QUÊ PARA COMEÇAR A CORRER? 
CORRA, MEXA-SE, CUIDE-SE, AME-SE, VOCÊ MERECE!