Olá, Queridos!
Ganhei uma caixa de suplemento de colágeno hidrolisado em pó sabor laranja e tem sempre alguém me perguntando sobre os reais efeitos dos suplementos de colágeno, então resolvi pesquisar...
O colágeno é uma proteína com função primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
A partir dos 25/30 anos (esta idade varia de acordo com aspectos genéticos e ambientais) , passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano.
Os suplementos de colágeno são supostamente para reverter esta perda natural. Existem hoje no mercado muitas formas de suplementos de colágeno: em cápsulas, em pó, em shakes, etc.
Os reais efeitos dos suplementos de colágeno são questionáveis, pois há poucos estudos sobre seus efeitos em condições de flexibilização, como a osteoartrite. E não há fortes evidências de sua contribuição no combate ao envelhecimento.
Além disso, vale ressaltar que o uso dos suplementos não funciona isoladamente. Por exemplo, a pessoa que toma o colágeno não terá a pele firme se continuar estressada, fumando, tomando sol, comendo mal, sendo sedentária – não é um milagre!
Na alimentação, as principais fontes de colágeno são as proteínas animais, como carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos. Mas há outros alimentos que podem também contribuir, como fontes de vitamina C (acerola, caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego), folhas verdes escuras e fontes de vitamina E, selênio e zinco (avelãs, amêndoas e castanhas).
A Sociedade Brasileira de Reumatologia reconhece os benefícios do colágeno para pacientes com artrose, já que a proteína pode melhorar a cartilagem dessas pessoas que estão, principalmente, na fase inicial da doença. Porém, o uso do suplemento é apenas um complemento ao tratamento e não pode ser usado isoladamente.
Não encontrei nenhuma comprovação científica de que ele acaba com uma flacidez pré existente, nem que vai ajudar a diminuí-la, nem prevenir o agravamento da flacidez.
Tem muita gente que pensa que o colágeno é a mesma coisa que gelatina. Não é a mesma coisa, não! A gelatina tem colágeno mas em quantidade bem menor do que a recomendada, e essas vendidas em supermercados tem uma quantidade ínfima. A incolor é que tem alguma coisa de colágeno.
O colágeno pode ou não engordar dependendo da forma como você o utilizar.
Ele é uma proteína e tem calorias (4 calorias por grama), mas como a dose recomenda é de no máximo 10 gramas ao dia, provavelmente, ele sozinho não vai engordar. Contudo, se você abusar da alimentação e ainda complementar com o colágeno, aí sim irá engordar.
O lado bom é que o colágeno ajuda na sensação de saciedade, contribuindo com a diminuição da fome e, consequentemente, com o emagrecimento.
Para mim, a melhor maneira é bater o pacote de colágeno hidrolisado com suco de frutas cítricas e no suco verde.
Não tome cápsulas ou suplementos por conta própria, pergunte ao seu médico ou nutricionista primeiro.