Olá, Maravilhosos!
Vários estudos, sendo que o maior deles, realizado pela Case Western Reserve University, em Cleveland, nos EUA, levou 16 anos para ser concluído e contou com a participação de 68 mil mulheres. Durante o estudo, as insones ganharam, em média, 2,4 quilos mais do que as que descansavam regularmente - o que resultou em um volume extra de 7,2 quilos em dez anos.
Outro estudo, dessa vez apresentado pela American Thoracic Society International, EUA, mostrou que mulheres com noites maldormidas, mesmo comendo pouco, ganham mais peso do que as que dormem bem.
O que acontece é que a privação do sono eleva os índices do hormônio do stress (cortisol), que, além de aumentar a fome, faz o organismo acumular gordura, principalmente na região abdominal.
O cortisol também acelera os batimentos cardíacos, aumenta a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue, o que leva a predisposição para doenças como diabete.
Durante o sono, há liberação de leptina, um hormônio natural que tem a função de inibir o apetite. Ele age para que não sintamos fome por muitas horas, diminuindo o risco de haver interrupções no descanso. Mas a produção dele cai se você vai tarde para a cama ou dorme pouco. Isso detona o gatilho da fome na mesma noite e também durante o dia.
Na falta de leptina, há maior produção de grelina, um hormônio produzido pelas células de gordura que aumenta a vontade de comer de tudo.
Quem tem dificuldade para dormir ou levanta várias vezes da cama pode ter deficiência de GH (hormônio do crescimento), o que resulta em desequilíbrio na proporção de gordura (para mais) e massa muscular (para menos), pois ele é responsável pelo aumento do tônus muscular, melhora o desempenho físico e inibe o acúmulo de células adiposas no organismo. O pico de produção acontece na fase de sono profundo.
Está comprovado: ter uma bela, relaxante e revigorante noite de sono ajuda a emagrecer.
Portanto, PRIORIZE SUAS NOITES DE SONO!
Portanto, PRIORIZE SUAS NOITES DE SONO!
Renata,e se n dormimos a noite mas dormimos o suficiente de dia,causa algum problema?Parabéns pelo Blog!♥
ResponderExcluirOlá. Estudos demonstram que o sono realizado durante o dia não tem o mesmo efeito reparador que o sono da noite, devido aos hormônios envolvidos.
ResponderExcluir