EmagrecimentoSaudeBemEstar

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Como emagrecer e manter o peso nas festas de fim de ano.

Olá, Maravilhosos!
Chegaram as festas do final de ano, e com elas as comilanças. Durante a temporada de festas, tão preocupante quanto emagrecer é manter o peso. Para que você consiga preservar suas formas sem passar os dias de festas contando calorias, confira dicas simples que evitarão excessos alimentares e preservarão sua reeducação alimentar.

*Esteja no evento por seus amigos e familiares, não pela comida - Há quem sinta que está perdendo algo durante as festas comemorativas. Nesses casos, vale se questionar se você está lá pelo que será servido ou pela companhia. Aproveita o convívio para aplicar uma das regras básicas da alimentação saudável: comer devagar. Pouse os talheres e mastigue cada alimento cerca de 30 vezes. É o tempo necessário para o cérebro perceber que já está saciada.
*Coma apenas o que você mais gosta - Comer tudo o que está exposto é um exagero, esteja você querendo emagrecer ou não. Portanto, escolha os pratos que realmente gosta – priorizando os menos calóricos, claro!
*Participe da organização - Quando possível se ofereça para levar um prato. Assim você terá ao menos uma opção saudável para qual recorrer.
*Planeje o que você vai comer durante a ceia Não abuse das quantidades. Muitas pessoas dizem que é só um dia no ano e por isso abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia nós temos o ano inteiro!
*Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente, inclusive os lanches intermediários - Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo  para chegar a noite e comer tudo o que deixou de comer durante o dia. No entanto, lembre-se que sempre que entra muita energia de uma única vez o corpo utiliza o que ele precisa e o resto ele estoca.
*Enquanto não chega a hora da ceia evite beliscar muitas castanhas, nozes, frutas secas o dia todo - Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas e em excesso contribuirá bastante para o aumento de peso. Coma mais frutas frescas.
*Beba álcool com moderação - 1 grama de álcool (7 calorias/grama) tem mais calorias do que 1 grama de carboidrato (4 calorias/grama)! Alterne a bebida alcoólica com copos de água e evite também os refrigerantes e sucos com açúcar.
*Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia - O desespero e vontade de todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais. Isto não é necessário. Mastigue bem para sentir bem o sabor dos alimentos. 
*Utilize produtos light - Maionese, requeijão, creme de leite e leite condensado podem ser usados a versão light para o preparo dos alimentos. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.
*Mexa-se - No dia da ceia e do almoço do Natal e Ano Novo faça caminhada ou alguma atividade física. O importante é se movimentar! 
Antes de cair em tentação, pense no que é melhor para si.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Tenha bons hábitos alimentares nas refeições.

Olá Amores!
Como são seus hábitos alimentares? Provavelmente você já ouviu ou leu essa frase "Você é o que você come!".
Hábitos alimentares adequados nos proporcionam condições para uma vida saudável, anos com saúde e disposição. Não existem alimentos proibidos ou milagrosos. O segredo está no bom senso! 
A alimentação realmente é um prazer que precisa ser saboreado e compartilhado com pessoas das quais gostamos, portanto é importante fazer das refeições um momento alegre para ser lembrado posteriormente, e não apenas o gesto mecânico de saciar a fome. 
Costumo ouvir que comer na rua é mais difícil de fazer escolhas saudáveis. Isso depende do ponto de vista. Você está em um self-service e não sabe o que escolher? Que tal seguir pelo caminho do meio?! Você não precisa passar fome, comer somente salada e se privar dos prazeres comensais, mas também não precisa se entupir de carnes, frituras e 'encher a pança' de cerveja no seu dia a dia. 
Se possível, inicie a refeição com legumes e verduras da sua preferência, só não abusa dos molhos! Você pode escolher o tradicional feijão (ou lentilha, grão de bico, ervilha) com arroz (o integral é melhor e mais gostoso!). Pode também substituir o arroz por uma massa (integral, de preferência) ou outro carboidrato. A proteína pode ser uma carne magra ou ovos (coma somente uma gema por dia ou até duas se você se exercita intensamente e tem o colesterol normal).
Não é sensato comer rapidamente qualquer coisa, é preciso valorizar a vida, realmente alimentando-nos adequadamente, provendo nosso corpo e espírito de elementos dos quais necessitam.
Faça um esforço e torne seu comportamento na hora de se alimentar melhor, com certeza será bom pra sua saúde.