EmagrecimentoSaudeBemEstar

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Mitos do emagrecimento... Beber durante as refeições engorda.

Olá, maravilhosos!
Muitas vezes ouvimos que consumir líquidos durante as refeições faz mal e que aumenta a barriga. Será? 
Na realidade, não existe consenso científico sobre esse tema. Embora evitar o consumo de bebidas durante o almoço ou o jantar seja o ideal, o hábito de tomar uns goles entre uma garfada e outra não está condenado. 
Se você gosta de beber algo, dê preferência à água, e não mais do que um copo pequeno (200 ml) para não diluir o suco gástrico completamente, comprometendo o processo digestivo, pois durante a digestão dos alimentos precisamos da ação do suco gástrico no estômago, para que alguns nutrientes possam ser quebrados e absorvidos. Quando ingerimos líquido em excesso nas refeições o suco gástrico fica diluído e dessa forma a digestão fica comprometida podendo ocasionar problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes como ferro, cálcio, zinco, vitamina B12, entre outros.
O mais adequado é se hidratar durante todo o dia, bebendo muita água e sucos naturais, preferencialmente sem açúcar. 
Portanto, o que vale é o bom senso!

domingo, 8 de novembro de 2015

Mitos do emagrecimento... Parar de comer carboidratos após às 18h emagrece.

Olá, amores!
Atividade física, alimentação, hormônios, vitaminas, disposição e emagrecimento são temas cercados de mitos. E um deles é que deixar de comer após às 18h emagrece.
Estudos recentes têm provado que os alimentos ingeridos de manhã são mais bem processados, digeridos e queimados pelo organismo. Isso significa que os alimentos do café da manhã tendem a engordar menos que os do jantar. No entanto, cortar carboidratos não adianta muito, porque o que vale é o valor nutricional do alimento e a contagem calórica. 
O que engorda uma pessoa não é um ou outro alimento, mas sim as escolhas como um todo e o hábito que ela costuma ter nos seus dias. Portanto, comer à noite NÃO engorda. 
É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos, frutas e carboidratos integrais. 
Determinar um horário para que pare de ingerir carboidratos é muito relativo. Por exemplo, a pessoa quer emagrecer, mas treina a noite ou no final da tarde, então vai precisar da ingestão de carboidratos pós treino para a reposição de glicogênio muscular e para poupar as proteínas no processo da reconstrução muscular.
Além disso, é importante comer de acordo com o seu relógio biológico. Há pessoas que não conseguem acordar cedo e outras que não dormem tarde de jeito nenhum. Cada indivíduo tem um ritmo diferente dentro do corpo. E os hábitos alimentares precisam respeitar esse relógio.
Não importa que hora do dia você coma, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou eliminar peso.