EmagrecimentoSaudeBemEstar

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O MELHOR HORÁRIO PARA TREINAR

Olá, Meus Amores! 
Você sabe qual é o melhor horário para treinar? Manhã, tarde ou noite? Na realidade, não existe um horário ideal.
O que temos que entender é que nosso desempenho muda, ciclicamente, durante o dia todo, o que podemos chamar de Ritmo Circadiano. Este ritmo, em repouso, é controlado pelo nosso Relógio Biológico.
O desempenho pode ser influenciado por diversos fatores, tais como a temperatura corporal, o ciclo sono-vigília, a carga de trabalho, o cronótipo, a alimentação, o gênero, o estresse, etc. 
Já o melhor horário para um melhor desempenho físico depende dos fatores endógenos, do tipo e da intensidade do exercício, e das influências ambientais. Porém, é muito importante ressaltar que, acima de todos estes fatores, devemos respeitar nossa individualidade biológica.
Quem prefere se exercitar pelas manhãs, como eu,  tem a vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. A recuperação do organismo tem mais chances de ser melhor, porque muitas refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia.
Quem treina no final da tarde tem mais força, pois diversos fatores metabólicos podem intensificar a potência física na parte final do dia. Os níveis de insulina e de cortisol, hormônio ligado ao estresse físico, participam desta equação. A temperatura do corpo também costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. É outro fator que pode colaborar.
Fazer exercícios é parte das receitas médicas contra insônia, mas o efeito pode ser justamente contrário caso a pessoa pratique esportes pouco antes de ir para a cama. Comigo ocorre isso, já que a atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, catecolaminas e cortisol. Mesmo assim, há quem consiga sair de uma academia, tomar banho e dormir tranquilo. 
Você conhece seu relógio biológico melhor do que qualquer outra pessoa. Você também sabe da sua rotina e conseguirá encaixar o exercício no seu melhor horário e no horário que estiver mais disposto. 
Você, mais do que ninguém, se conhece, conhece seus limites. Você sabe o que é melhor para o seu corpo!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A culpa não está no seu metabolismo!

Olá, Meus Amores!

Quem nunca culpou o metabolismo lento pelos quilinhos a mais?! 
O metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, produzindo energia suficiente para mantê-lo funcionando. Ou seja, metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo.
Não existe uma fórmula que torne o metabolismo menos ou mais acelerado, são vários os fatores que estão envolvidos e que devem ser considerados e avaliados individualmente para se ter ideia de qual tipo é o metabolismo de cada um. 
O peso, idade, sexo, atividade física são fatores importantes na regulação do metabolismo. Por exemplo, aqueles que apresentam peso mais alto necessitam de um valor calórico maior; após os 30 anos o metabolismo torna-se mais lento; os homens possuem maior massa muscular em relação às mulheres e com isso possuem um metabolismo mais rápido. Além disso, a prática de exercícios físicos deixa o metabolismo mais rápido. 
Todos esses dados devem ser considerados quando o assunto refere-se ao metabolismo de cada pessoa, pois a ciência comprova que os hábitos influenciam - e muito - o ritmo natural do organismo. 
Ao mudar o estilo de vida, é possível dar um estímulo extra à queima de calorias. 
Formas eficazes de acelerar o metabolismo: *sair do sedentarismo, *praticar musculação, *investir nas fibras, *consumir carboidratos complexos regularmente, *não cortar proteínas e gorduras da alimentação, *fazer refeições menores e mais frequentes, *comer sempre nos mesmos horários, *dormir bem, *beber muita água - de preferência gelada. 
É muito importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia e praticar exercícios físicos, principalmente musculação - a taxa metabólica basal aumenta em repouso.
Portanto, mexa-se! Com pequenas mudanças no dia-a-dia, é possível aumentar o seu gasto energético total. Confira!
*Fique em pé dez minutos diariamente em uma hora em que normalmente estaria sentada.
* Desça do ônibus um ponto antes e ande quatro quarteirões até o seu trabalho e no retorno à sua casa, todos os dias. 
* Suba dois lances de escadas em vez de tomar o elevador duas vezes por dia. 
* Dançar a noite inteira também é uma ótima pedida para quem quer eliminar peso.
* Leve seu cachorro para passear todos os dias e dê uma voltinha pelo bairro de no mínimo meia hora.
* Pular corda é um excelente exercício para despertar o seu metabolismo e fazê-lo trabalhar com mais ânimo.

Mexa-se, cuide-se, ame-se, você merece!


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Eu Treino, e Você: Treina ou Malha?!

Olá, Meus Amores!
Vejo muita gente na academia se exercitando de forma errada... Não estou me referindo à parte biomecânica somente, e sim ao treino como um todo.
Tem gente que pensa que treinar e malhar representam a mesma coisa. Porém, treinar envolve compromisso, meta, estar focado em um objetivo e disposto a se esforçar em busca dele. Já “malhar” nem existe no dicionário formal. 
Se você já pratica o descrito acima e ainda diz que está indo “malhar”, chegou a hora de adotar esta nova terminologia. 
Se você já frequenta a academia há algum tempo e vive a reclamar que os resultados não aparecem, questione-se ao sair de casa se você está indo dar o seu máximo, o seu 100%, se está comendo melhor, se melhorou a qualidade do seu sono. 
Dar o máximo nos seus treinos significa respeitar os intervalos entre as séries, entre os exercícios e as sessões, executá-los corretamente, desafiar-se com a progressão das cargas, compreendendo que não existe resultado ótimo com uma má alimentação e descanso inadequado. 
Para quem treina, alimentação e descanso é uma extensão do treinamento. Você não age assim? Então provavelmente a responsabilidade de seus resultados não serem satisfatórios é sua!

Contrate um personal trainer qualificado para que você possa aprender a treinar eficazmente, com resultados.