EmagrecimentoSaudeBemEstar

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O MELHOR HORÁRIO PARA TREINAR

Olá, Meus Amores! 
Você sabe qual é o melhor horário para treinar? Manhã, tarde ou noite? Na realidade, não existe um horário ideal.
O que temos que entender é que nosso desempenho muda, ciclicamente, durante o dia todo, o que podemos chamar de Ritmo Circadiano. Este ritmo, em repouso, é controlado pelo nosso Relógio Biológico.
O desempenho pode ser influenciado por diversos fatores, tais como a temperatura corporal, o ciclo sono-vigília, a carga de trabalho, o cronótipo, a alimentação, o gênero, o estresse, etc. 
Já o melhor horário para um melhor desempenho físico depende dos fatores endógenos, do tipo e da intensidade do exercício, e das influências ambientais. Porém, é muito importante ressaltar que, acima de todos estes fatores, devemos respeitar nossa individualidade biológica.
Quem prefere se exercitar pelas manhãs, como eu,  tem a vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. A recuperação do organismo tem mais chances de ser melhor, porque muitas refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia.
Quem treina no final da tarde tem mais força, pois diversos fatores metabólicos podem intensificar a potência física na parte final do dia. Os níveis de insulina e de cortisol, hormônio ligado ao estresse físico, participam desta equação. A temperatura do corpo também costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. É outro fator que pode colaborar.
Fazer exercícios é parte das receitas médicas contra insônia, mas o efeito pode ser justamente contrário caso a pessoa pratique esportes pouco antes de ir para a cama. Comigo ocorre isso, já que a atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, catecolaminas e cortisol. Mesmo assim, há quem consiga sair de uma academia, tomar banho e dormir tranquilo. 
Você conhece seu relógio biológico melhor do que qualquer outra pessoa. Você também sabe da sua rotina e conseguirá encaixar o exercício no seu melhor horário e no horário que estiver mais disposto. 
Você, mais do que ninguém, se conhece, conhece seus limites. Você sabe o que é melhor para o seu corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário