EmagrecimentoSaudeBemEstar

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mitos do emagrecimento... Pular refeições emagrece.

Olá, queridos!
Seu dia está corrido, aquele trabalho está atrasado e você nem está com tanta fome assim. Então, você decide pular o almoço pensando em ganhar tempo e emagrecer?
Pois saiba que pular refeições para emagrecer é uma prática errada e arriscada porque o organismo se readapta a estocar gordura a fim de tolerar esses períodos sem alimentação. Ou seja, quem faz jejum acaba acumulando mais gordura. 
Se você é daqueles que acordam com pressa e decide escamotear o café da manhã, pior ainda. Um estudo apresentado durante a reunião anual da Endocrine Society, nos EUA, confirmou o que nossas avós já sabiam: deixar de lado a refeição matutina é uma péssima ideia. Essa atitude condiciona o cérebro a desejar alimentos ainda mais calóricos ao longo do dia.
O jejum prolongado (de ficar dias sem comer) faz a pessoa perder peso, mas prejudica a saúde e leva à perda de massa muscular e não à eliminação de gordura (que é o objetivo do emagrecimento). Quando a pessoa volta a se alimentar, engorda mais do que o normal, pois o organismo foi treinado para manter grandes reservas energéticas a fim de se prevenir de um novo período de jejum. 
Portanto, quem quer emagrecer nunca deve passar mais de três horas e meia sem comer, assim o corpo entende que haverá sempre comida e não precisará fazer tantas reservas alimentares acumulando gordura.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Mitos do emagrecimento... Carboidrato engorda.

Olá, maravilhosos!
O carboidrato sempre foi considerado vilão nas dietas de emagrecimento. Pois saiba que ninguém consegue viver sem ele, que é a principal fonte de energia do organismo. 
Sem carboidratos, o corpo perde o pique e o cérebro fica lento feito uma lesma. O seu consumo limitado pode levar a um estado metabólico chamado cetose, que causa dor de cabeça, fraqueza, desidratação, tontura, mau hálito e odor diferente na transpiração. 
O problema não é com ele, e sim com os excessos cometidos graças a um trabalho de desinformação de muitos fanáticos por dietas! 
Ingira BONS carboidratos (frutas, hortaliças e grãos integrais) e restrinja os carboidratos RUINS (os altamente processados, em sua maior parte, dos quais todas as fibras foram eliminadas). 
Uma pesquisa recente, feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém, comprovou que consumir carboidrato após as 18h, na quantidade adequada, é bom para a saúde. O que o estudo aponta é que o ganho de peso não está relacionado ao carboidrato consumido à noite e sim à qualidade da alimentação no restante do dia, ao sedentarismo e ao exagero na quantidade de alimentos consumidos.
Portanto, para emagrecer, faça refeições ingerindo carboidratos com fibras com baixo índice glicêmico.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Mitos do emagrecimento... Dieta emagrece.

Olá, amores!
O verão está aí e todos os anos a história se repete. Com a corrida pela eliminação de peso, espalham-se receitas da dieta da proteína, da Lua, do tipo sanguíneo, do abacaxi, da sopa... Vale tudo! Quem nunca tentou uma delas na esperança de se livrar do excesso de peso? 
Porém, já percebeu que o termo ‘ioiô’ aparece tão associado à palavra 'dieta'? PORQUE DIETA ENGORDA! 
Um estudo da Universidade de Columbia, nos EUA, apurou que, depois de perdermos peso, as áreas do cérebro responsáveis pelo desejo de recompensa estão mais ativas do que as responsáveis pelo autocontrole; e os níveis do hormônio grelina, responsável pela sensação de fome, ficam 20% mais altos. Enquanto isso, os níveis hormonais de leptina, que inibe o apetite e aumenta a taxa metabólica, descem abaixo do normal. 
Estudos demostram que de 90% a 95% das pessoas que fazem dietas voltam ao peso inicial ou engordam. Num estudo da USP de 2012, foram comparados gêmeos idênticos, sendo que só um fez dieta. Ao final de estudo, o que fez dieta engordou, com genes idênticos. 
Então é isso, quanto mais você faz dieta, mais tem risco de engordar. 
Portanto, FAZER DIETA ENGORDA! 
APRENDA A SE ALIMENTAR CORRETAMENTE. Comer equilibradamente e os alimentos certos, sem passar fome, é missão para o resto da vida.