EmagrecimentoSaudeBemEstar

quarta-feira, 27 de março de 2013

O Que Emagrece Mais: Dieta Ou Exercício?


Olá, Maravilhosos!
Quando o assunto é emagrecer, alguns preferem fazer dieta, outros escolhem se exercitar, e há os que priorizam fazer os dois. Então, o que emagrece mais: dieta ou exercícios físicos?!
Pesquisa publicada no periódico "Obesity Reviews" analisou os resultados de 15 trabalhos. Todos mediram o efeito de atividades físicas, como caminhada ou corrida, em pessoas que não fizeram mudanças na dieta. Para quem superestima os exercícios físicos, as conclusões são desanimadoras. Na maioria dos estudos (que envolveram 657 pessoas e duraram de três a 64 semanas), a eliminação de peso foi menor do que a esperada, apenas dois ou três quilos.
Realmente, quando o assunto é agilizar o emagrecimento, a alimentação leva vantagem. Isso é pura matemática! A conta é simples: para eliminar 1 quilo de gordura corporal é necessário gastar cerca de 7 mil calorias, o que só é conseguido com um treinamento intenso com duração de, em média, 14 horas.
Ou seja, concorda que é mais fácil não consumir em fração de segundos cinco biscoitos recheados com cerca de 400 calorias fechando a boca do que eliminá-las em 1 hora de corrida?
Uma pessoa com sobrepeso pode consumir mais de 3.000 calorias por dia e um obeso chega a 5.000. Não tem como compensar isso com exercício! Tem que reduzir pelo menos 40% da ingestão de alimentos, pois é muito mais fácil cortar calorias do que gastar.
Vale ressaltar que o gasto de energia resultante do exercício não é o mesmo para todo mundo, varia segundo o condicionamento físico e as características pessoais (altura, peso, idade).
Talvez um dos fatores para que não ocorra um emagrecimento relevante para quem faz somente exercício é que a pessoa pode acabar compensando a eliminação de calorias comendo mais. Isso aconteceu em pelo menos dois artigos analisados.
É comum as pessoas superestimarem os efeitos da atividade física. As pessoas têm uma noção errada de que se fazem exercícios podem comer o que quiserem. Se você fizer uma hora de atividade e depois tomar uma cervejinha, já recuperou as calorias eliminadas. Uma hora de caminhada por dia muda indicadores de saúde, mas não necessariamente faz emagrecer.
Para gastar 500 calorias (meta diária de quem quer perder meio quilo por semana) é preciso fazer uma hora de atividade de alto impacto, como uma aula de spinning. O esforço pode ir embora com dois pedaços de pizza.
O maior problema da obesidade é o sedentarismo. A alimentação tornou-se importante porque hoje o gasto calórico médio da população é ínfimo. Dietas sem atividade física são insustentáveis e, em longo prazo, acabam em efeito sanfona.
Diversos estudos indicam que fazer DIETA ENGORDA! O ideal é fazer reeducação alimentar. Quando você faz só a restrição alimentar, tem que comer cada vez menos para continuar eliminando peso.
Com o emagrecimento, o metabolismo vai ficando mais lento, porque fazendo somente dieta a pessoa elimina, além de gordura, massa muscular.
Mais importante do que eliminar peso é mudar a composição corporal. Emagrecer é diminuir a quantidade de gordura corporal, não só eliminar quilos. Quem treina pode até ganhar uns quilos porque há um ganho de músculo, que é mais pesado que a gordura.
Lembre-se que os ganhos da atividade física para a saúde são mais importantes do que a diminuição de um número no manequim.
Não existe alimentação que faça você ter os ganhos de saúde cardiovascular que o exercício traz. Dois estudos publicados em setembro comprovaram que o condicionamento físico conta mais que o peso para a saúde cardiovascular. Uma das pesquisas analisou dados de 43 mil americanos e descobriu que os obesos ativos tinham um menor risco de morte e indicadores de saúde semelhantes aos de pessoas magras. O trabalho foi publicado no "European Heart Journal".
Portanto, combinar reeducação alimentar com exercícios físicos é a forma mais saudável de emagrecer. Mas se você ainda não se convenceu, vamos aos números: para eliminar 1 quilo por semana apenas com dieta é necessário cortar cerca de 1000 calorias por dia da alimentação. Agora, se a opção for fazer exercícios, você vai ter que gastar 1000 calorias a mais por dia.
No entanto, se você aliar as duas formas de eliminar calorias, você poderá comer um pouco mais e suar um pouco menos.
Para emagrecer não há milagres, nem fórmulas mágicas, nem segredos. Tem que consumir menos e gastar mais. 

sábado, 23 de março de 2013

Se Você Acredita, Parece Verdade


Olá, Maravilhosos!
Quantas vezes já dissemos: "Eu sou assim mesmo" ou "É, as coisas são assim". Essas frases, na realidade, estão dizendo que isso é o que acreditamos como verdade para nós. E, geralmente, aquilo em que acreditamos não passa da opinião de outra pessoa que incorporamos em nosso sistema de crenças. Sem dúvida, ele se ajusta a todas as outras coisas em que cremos. 
Você é uma dessas pessoas que acordam numa certa manhã, veem que está chovendo e dizem: "Que dia miserável"? Não é um dia miserável. É apenas um dia molhado. Se usarmos as roupas apropriadas e mudarmos nossa atitude, podemos nos divertir bastante num dia chuvoso. Agora, se nossa crença for a de que dias de chuva são miseráveis, sempre receberemos a chuva de mau humor. Lutaremos contra o dia em vez de acompanharmos o fluxo do que está acontecendo no momento. 
Não existe "bom" ou "mau" tempo, existe somente o clima e nossas reações individuais a ele. 
Se quisermos uma vida alegre, precisamos ter pensamentos alegres. 
Se quisermos uma vida próspera, precisamos ter pensamentos de prosperidade. 
Se quisermos uma vida com amor, precisamos ter pensamentos de amor. 
Tudo o que enviamos para o exterior, mental ou verbalmente, voltará a nós numa forma igual. 

Do livro: Você pode curar sua vida - Louise L. Hay

As situações adversas da vida, para os que não se abatem, são os momentos de maior criatividade, produtividade e superação. Já para os que entram em desespero, são os momentos de lamentações, de culpar a terceiros e de entregar-se a autopiedade. 
As adversidades SEMPRE vão acontecer. Mas escolher a forma de lidar com elas faz toda a diferença. 
Levanta a cabeça e vire o jogo. Ainda tem muita água pra rolar. 
Você é capaz!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Deixa Essa Fumaça De Lado!

Olá, queridos!
Todo mundo está cansado de saber que cigarro faz mal, não é verdade? Porém, parar de fumar pode ser algo extremamente difícil, mas é totalmente possível!
Se você quer parar de fumar, confira essas 10 dicas:
1- Estabelecer uma data para parar e cumpri-la. 
2- Depois de parar, evitar absolutamente de pegar um cigarro, até mesmo uma única tragada: o risco de recaída é muito grande! 
3- Livrar-se de todos os cigarros, isqueiros e cinzeiros. 
4- Escrever uma lista das desvantagens do tabagismo e os benefícios de parar. 
5- Fazer uso da terapia de reposição de nicotina. Estes produtos diminuem os sintomas de abstinência (irritabilidade, nervosismo, ansiedade, depressão, problemas de concentração, distúrbios do sono, aumento do apetite, ganho de peso, cravings) e multiplicam por dois as suas chances de sucesso. 
6- Pedir aos outros para não fumar em torno de você. Na primeira semana, evitar lugares onde as pessoas fumam. No entanto, se você não puder ou não quiser evitar estes lugares, então educadamente, mas com firmeza, recusar qualquer oferta de cigarros. 
7- Dizer a seus amigos que você parou de fumar. Obtenha o apoio deles! 
8- Mudar sua rotina para evitar lugares e situações onde há o hábito de fumar: por exemplo, deixar a mesa assim que a refeição acabar. 
9- Usar distrações para lidar com os desejos (por exemplo, caminhada, beber água, mascar chiclete, lavar as mãos, escrever...). O desejo de fumar aumenta gradualmente, atingindo um "pico" e resolve-se espontaneamente. O desejo de fumar não dura mais tempo do que 5 minutos. Como o tempo passa, esses desejos diminuem em número e intensidade, até estar completo. 
10- Lembre-se que se acostumar a viver sem o cigarro pode ser demorado e muitas vezes requer várias tentativas! 

Dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável:
*Parada Imediata - Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

*Parada Gradual - Você pode utilizar este método de duas formas:
- Reduzindo o número de cigarros, por exemplo: um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais; no segundo - 25; no terceiro - 20; no quarto - 15; no quinto - 10; no sexto - 5; o sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
- Retardando a hora do primeiro cigarro, por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas; no segundo às 11 horas; no terceiro às 13 horas; no quarto às 15 horas; no quinto às 17 horas; no sexto às 19 horas; no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarro.
A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar.
O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante.
Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.

Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.
Se mesmo assim, depois de inúmeras tentativas, você não conseguir parar de fumar, procure ajuda!

sexta-feira, 15 de março de 2013

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA EMAGRECER. JÁ EXPERIMENTOU?!


Olá, Queridos!
Que tal experimentar um tipo de treinamento diferente do habitual que além de promover ganhos de força, resistência, flexibilidade e equilíbrio, contribui também para o seu emagrecimento?
Provavelmente, você já ouviu algo sobre treinamento funcional. Mas o que é treinamento funcional? E como ele pode ajudar você a atingir a sua meta de emagrecimento?
Quando você segura um bebê se contorcendo, dá banho no seu cachorro, move o sofá para longe para aspirar por baixo dele ou pendura um quadro na parede da sala de estar, seu corpo não está usando um músculo isoladamente, mas muitos músculos que trabalham simultaneamente.
Como seres humanos, realizamos uma ampla gama de atividades motoras, como andar, correr, correr saltando, saltar, agachar, levantar, empurrar, puxar, dobrar, torcer, virar, iniciar e parar movimentos, subir, descer, etc. Portanto, o treinamento para melhorar a força funcional envolve mais do que simplesmente aumentar a capacidade de produção de força de um músculo ou grupo muscular. Pelo contrário, requer treinamento para melhorar a relação coordenada de trabalho entre os sistemas nervoso e muscular.
Nos últimos 10 anos, tem havido uma mudança no sentido de tornar o treinamento mais funcional. Um dos muitos sinais de que o treinamento funcional seria a onda do futuro foi quando os grandes fabricantes de máquinas de treinamento de força começaram a introduzir suportes de agachamento básicos e bancos de peso, bem como diversos acessórios no mercado de fitness. 
O treinamento funcional tornou-se um chavão popular na indústria do fitness!
Exercícios funcionais são aqueles que incluem movimentos que imitam a maneira como seu corpo se move quando você pratica seu esporte favorito ou movimentos da sua vida cotidiana.
No extremo, algumas pessoas acreditam que imitando os explosivos, atividades balísticas de atletas de alto nível competitivo, estão treinando de forma funcional. Com demasiada frequência, no entanto, esses programas excederão em muito as capacidades fisiológicas do praticante médio, que em última análise, aumenta a possibilidade de uma lesão ocorrer.
Muitas pessoas pensam que o treinamento funcional envolve somente fazer exercícios elaborados e circenses que desafiam seu equilíbrio e coordenação, como fazer agachamentos em discos de equilíbrio ou fazer exercícios de empurrar e puxar em uma perna. No entanto, em muitos aspectos, o treinamento funcional deve ser pensado em termos de um contínuo movimento, nos três planos cardinais do movimento sagital, frontal e transversal.
Os exercícios funcionais não precisam ser complicados, nem exigem um tipo específico de equipamento. Na verdade, eles são muito básicos na natureza, muitos deles requerem apenas o seu peso corporal! Enquanto você progride em função de um programa de treinamento, no entanto, o equipamento pode ser necessário para dar-lhe bastante desafio.
Um método de treinamento funcional típico é tomar um exercício tradicional e criar padrões de movimentos diferentes. Por exemplo, você pode adicionar uma rotação do tronco ao efetuar um agachamento unilateral.
A mudança para o condicionamento funcional é fazer movimentos como agachamentos e lunges, envolvendo todos os músculos inferiores do corpo, bem como integrar o core (abdômen, lombar e quadril). 
O exercício de flexão é um grande exercício funcional! Comece por progressão com a posição prancha. Você vai treinar os músculos essenciais para manter o corpo em uma posição apoiada. Para a maioria das pessoas, uma flexão de corpo inteiro é muito difícil. Então, para diminuir a carga, fique de joelhos ou de pé e realize a flexão em uma parede. Uma vez que a flexão é dominada, você pode querer evoluir para o equipamento que desafia o seu desempenho, como usar uma bola bosu.
O principal objetivo do treinamento funcional é transferir as melhorias na força obtidos em um movimento para melhorar o desempenho de um outro movimento, afetando o sistema neuromuscular inteiro. Porém, quando você está movendo várias partes do corpo e em direções diferentes, você também está aumentando seu gasto calórico, e isso contribui com o seu processo de emagrecimento! O movimento conjunto de vários músculos eleva o gasto calórico sem que você perceba. Assim, você queima calorias e emagrece mais rápido do que imaginava!
Portanto, o treinamento funcional é excelente para perda de peso porque o aumento do recrutamento de fibras musculares e também o aumento da frequência cardíaca resulta em um otimização na quantidade de calorias queimadas, elevando o seu metabolismo mesmo após ter terminado o seu treino.
A maioria dos exercícios deve ser feitos de pé e deve ser pluriarticular, mas ao mesmo tempo, deve ser dada atenção ao desenvolvimento dos grupos estabilizador do quadril, do tronco e do ombro.
Não há limite ou restrições sobre o que você pode usar em um treinamento funcional. Você pode usar o seu peso corporal, kettlebells, halteres, cordas, cabos de suspensão, fitball, barras, medicine balls, sacos de areia, caneleiras, bastão, anilhas, cabo de vassoura, elásticos, cones, bosu, aros, step, plataformas de equilíbrio, jump, etc. 
Para aumentar o gasto calórico, o treinamento funcional deve ser realizado em circuito, onde cada exercício deve durar de 30 segundos a um minuto, passando em seguida para o próximo exercício. Depois de ter completado um circuito, descansar por um a dois minutos e realizar mais dois circuitos. Ou se você preferir, faça uma recuperação ativa, em vez de descansar, faça abdominais no intervalo de um circuito para outro.
Bora treinar!


quarta-feira, 13 de março de 2013

Como Viver Bem e Ser Feliz

Olá, Amores!
Todo mundo quer ser feliz, não é verdade?! Porém, o que vem a ser essa tal FELICIDADE?! As neurociências, a psicologia, a neurobiologia, a antropologia e a sociologia possuem hoje pesquisas que permitem buscar racionalmente a felicidade, entendida como bem estar subjetivo. 
É possível se falar numa Ciência da Felicidade que oriente a utilização de conhecimentos científicos existentes para concretizar o desejo que temos de ser felizes. Ela pode nos orientar para saber o que devemos fazer ou não para sermos mais felizes e para saber aquilo que pode nos ajudar na busca da felicidade. 
“A capacidade de ser feliz deve ser treinada, da mesma forma como treinamos para melhorar a fluência em um idioma ou a digitação de textos”. (KLEIN, 2005)
A felicidade está dentro de cada um de nós e que não existe felicidade permanente, pois na vida nada há permanente. Embora não exista nenhum modelo universal para sermos felizes, podemos aumentar o nível de felicidade em nossas vidas desde que saibamos identificar as situações que nos tragam bem estar.
Portanto, coloco como questão fundamental que você responda a si mesmo a pergunta: O QUE ME FAZ FELIZ?
Quando você está feliz, se sente bem, seguro, satisfeito e, se a felicidade for muito grande, seu corpo fica mais mais leve, como se estivesse flutuando. Quando você está feliz, ri, sorri e tem uma animação muito grande para pensar e fazer as coisas. 
A felicidade é uma potencialidade humana. O ser humano traz em seu genoma os genes da alegria, prazer, medo, raiva e tristeza. Se ele aprender a cultivar a alegria, o prazer, a satisfação e a felicidade, seguramente poderá ser mais feliz na vida. A felicidade pode e deve ser cultivada por nós.
Não existem regras para transformar alguém numa pessoa feliz, num passo de mágica. 
Para você ter mais momentos felizes em sua vida, vai depender de um esforço continuado para melhorar seu autoconhecimento e de que tenha um desejo verdadeiro de querer mudar sua atitude diante da vida, de mudar seus hábitos emocionais inadequados. Acima de tudo é preciso paciência, perseverança e força de vontade.
Podemos aprender a ser felizes da mesma forma que aprendemos a raciocinar logicamente e a controlar nossas emoções. Cada ser humano nasce com possibilidades de ser feliz, que pode identificar e desenvolver ao longo da vida.
Embora não existam regras nem fórmulas milagrosas que possam levar à felicidade, alguns princípios são válidos para qualquer ser humano.
Primeiro princípio – a felicidade não é permanente. Na vida não há nada permanente, que nunca mude. Somente a mudança, a impermanência das coisas é constante. Portanto não pode haver felicidade em todos os momentos da vida. A felicidade sempre se alterna com tristeza e sofrimento.
Segundo princípio - podemos aprender a ser felizes. As neurociências constataram que a capacidade de aprendizagem do cérebro humano não depende da idade. O cérebro é capaz de aprender coisas novas em idades avançadas, em decorrência da “plasticidade cerebral”, capacidade que ele tem de se modificar.
Terceiro princípio – devemos cultivar emoções positivas e evitar as negativas, ou substituí-las pelas positivas. Devemos buscar permanentemente um equilíbrio entre a ordem e a desordem em nossa mente e reduzir a entropia, que expressa a desordem mental, a um valor mínimo possível. As emoções positivas promovem ordem em nossa mente por isto devemos aprender a cultivá-las, para sermos mais felizes.
Quarto princípio - devemos criar sentido para a vida e cultivar relacionamentos agradáveis, além do desenvolvimento pessoal. Uma vida sem sentido e sem objetivos é vazia e perde a finalidade. Daremos sentido a nossa vidas ao promover nosso crescimento pessoal descobrindo novas áreas de interesse, aumentando nosso acervo de conhecimentos e de habilidades. Desenvolver nossas competências sociais e profissionais nos trará um sentimento de realização e de bem estar, elevando nosso nível de felicidade.
Não há modelo para uma pessoa ser feliz, mas algumas estratégias podem ser adotadas. 
Como chegar lá? Leia o post abaixo.

Agora, a questão fundamental da busca da felicidade está em responder à seguinte pergunta: O QUE É FELICIDADE PARA VOCÊ? Identifique os estímulos e situações que lhe fazem felizes e vá SER FELIZ!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional Da Mulher

Olá, Maravilhosos! 
Hoje É Comemorado O Dia Internacional Da Mulher. 
Infelizmente, temos visto um aumento significativo da violência contra as mulheres. Portanto, o tema das Nações Unidas para o Dia Internacional da Mulher 2013 é "Uma promessa é uma promessa: Tempo de ação para acabar com a violência contra as mulheres".

Mensagem do Secretário-Geral
Como se comemorar o Dia Internacional da Mulher, devemos olhar para trás em um ano de crimes chocantes de violência contra as mulheres e meninas, e nos perguntar como, para inaugurar um futuro melhor.
Uma jovem foi estuprada até a morte. Outro suicidou-se com um sentimento de vergonha que deveria ter ligado para os agressores. Os adolescentes foram baleados à queima-roupa por se atrever a buscar uma educação.
Estas atrocidades, que justamente provocou indignação mundial, faziam parte de um problema muito maior que permeia praticamente todas as sociedades e todos os domínios da vida.
Olhe em volta para as mulheres que estão com. Pense naqueles que você aprecia em suas famílias e suas comunidades. E compreender que há uma probabilidade estatística de que muitos deles já sofreram violência em sua vida. Ainda mais ter confortado uma irmã ou amiga, compartilhando sua dor e raiva depois de um ataque.
Este ano, no Dia Internacional da Mulher, nós convertemos a nossa indignação em ação. Nós declaramos que vamos julgar os crimes contra as mulheres - e nunca permitir que as mulheres sejam sujeitas a punições para os abusos que sofreram.Renovamos nosso compromisso de luta contra esta ameaça global de saúde onde quer que se escondem - em casas e empresas, em zonas de guerra e países plácidas, e nas mentes das pessoas que permitem que a violência continue.
Nós também fazemos uma promessa especial para as mulheres em situações de conflito, onde a violência sexual muitas vezes se torna um instrumento de guerra que visa o inimigo humilhante, destruindo a sua dignidade.
Para aquelas mulheres que dizem: as Nações Unidas está com você. Como secretário-geral, eu insisto que o bem-estar de todas as vítimas de violência sexual em conflitos deve estar no centro das nossas atividades. E eu instruí meus conselheiros seniores para fazer a nossa resposta à violência sexual uma prioridade em todas as nossas atividades pacificação manutenção da paz e construção da paz.
Congratulo-me com os muitos governos, grupos e indivíduos que contribuíram para esta campanha. Exorto todos a participar de nosso esforço. Se você emprestar seus fundos para uma causa ou a sua voz a um protesto, você pode fazer parte do nosso esforço global para acabar com essa injustiça e proporcionar às mulheres e meninas com a segurança e liberdade que eles merecem. Ban Ki-moon
Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora, é estar antes do ontem e depois do amanhã, é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos. Ser mulher é acima de tudo um estado de espírito, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo.

UM SALVE PARA TODAS AS MULHERES DESSE MUNDO!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Vença O Sono Após O Almoço


Olá, Queridos!
Após o almoço, geralmente, ficamos sonolentos... Estou um pouco agora... rsrsrs.
QUER FICAR ESPERTO PARA AQUELA REUNIÃO DEPOIS DO ALMOÇO? PRESTAR ATENÇÃO NA AULA LOGO CEDO? Assim como existem alimentos capazes de causar um sono incontrolável (pense na sensação logo após um prato caprichado de feijoada), alguns podem ajudar o cérebro a se manter alerta. 
Os alimentos que estimulam as conexões cerebrais contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar. É o caso da FISETINA, que marca presença nas seguintes frutas: MORANGO, PÊSSEGO, UVA, KIWI, TOMATE, MAÇÃ e também na CEBOLA e ESPINAFRE. 
Segundo o Instituto Salk, na Califórnia (EUA), essa substância vem sendo considerada fundamental para manter a memória jovem, porque sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e fortalecê-las. 
As vitaminas do COMPLEXO B também facilitam a comunicação entre as células e tais substâncias são mais comuns em alimentos de origem animal. Nos vegetais como os cereais integrais, sementes, germe de trigo, soja e demais leguminosas, também estão presentes, porém em menor concentração. 
Consuma PEIXES: atum, salmão, cavala e arenque são boas fontes de ácidos graxos ômega-3. Essenciais para o cérebro, melhoram a memória, a concentração e possuem ação anti-inflamatória. Protegem os neurônios, preservando suas membranas e auxiliando na troca de informações entre eles. Ou seja, contribuem para a plasticidade sináptica que é essencial para a aprendizagem, memória e outros processos cognitivos. 
AZEITE: também fornece ácidos graxos ômega 3. 
OVOS: ricos em ácidos graxos ômega-3; vitamina E, um dos principais antioxidantes que ajudam a diminuir o declínio da memória com a idade. Fonte de colina, que participa da formação de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. A colina é fundamental na síntese de acetilcolina – neurotransmissor cerebral essencial na prevenção de degeneração cerebral, fundamental para a memória e o aprendizado. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam o desenvolvimento dos neurônios e a comunicação entre eles.
CEREAIS INTEGRAIS: fonte de vitamina E; tiamina (vitamina B1) e ácido fólico, que auxiliam o desenvolvimento e funcionamento das células nervosas; Niacina (vitamina B3) que atua na oxigenação dos tecidos, incluindo o cérebro, melhorando seu desempenho; manganês que reduz irritação nervosa e melhora a memória; zinco e selênio que têm ação neuroprotetora. 
Os cereais integrais também estão no grupo dos carboidratos de lenta digestão e ajudam a abastecer o cérebro com a glicose, combustível essencial para o seu funcionamento. 
SOJA: possui vitamina E; colina; ácido pantotênico (vitamina B5) que atua na liberação da energia dos carboidratos; contem fosfolipídios, nutrientes essenciais para a função cerebral, participando na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. 
MAÇÃ: altos níveis de quercetina, um antioxidante que parece ajudar a memória e proteger o cérebro contra a doença de Alzheimer. 
VEGETAIS VERDES ESCUROS (brócolis, couve, agrião, espinafre): ricos em antioxidantes. Também possuem boa quantidade de ferro. Este mineral é importante para a saúde do cérebro, pois ajuda a aumentar a concentração e reduzir o risco de declínios de memória relacionados com a idade. Contêm folato e vitamina B6, que ajudam a converter o triptofano em serotonina, um importante neurotransmissor que pode elevar o humor e produzir uma sensação de bem estar. 
CENOURA: fonte de betacaroteno, vitamina C e vitaminas do complexo B, que contribuem para a melhoria da memória e raciocínio. 
BATATA-DOCE: rica em piridoxina (vitamina B6), cuja deficiência pode causar distúrbios neurológicos; vitamina C; betacaroteno que pode melhorar a função cognitiva. Além de ser carboidrato de lenta digestão. 
FEIJÃO: Possui vitaminas do complexo B; tiamina, essencial para a função cognitiva, pois é necessária na síntese de colina.
Insira esses alimentos na sua alimentação.
Seu Cérebro Agradece!