EmagrecimentoSaudeBemEstar

segunda-feira, 18 de março de 2013

Deixa Essa Fumaça De Lado!

Olá, queridos!
Todo mundo está cansado de saber que cigarro faz mal, não é verdade? Porém, parar de fumar pode ser algo extremamente difícil, mas é totalmente possível!
Se você quer parar de fumar, confira essas 10 dicas:
1- Estabelecer uma data para parar e cumpri-la. 
2- Depois de parar, evitar absolutamente de pegar um cigarro, até mesmo uma única tragada: o risco de recaída é muito grande! 
3- Livrar-se de todos os cigarros, isqueiros e cinzeiros. 
4- Escrever uma lista das desvantagens do tabagismo e os benefícios de parar. 
5- Fazer uso da terapia de reposição de nicotina. Estes produtos diminuem os sintomas de abstinência (irritabilidade, nervosismo, ansiedade, depressão, problemas de concentração, distúrbios do sono, aumento do apetite, ganho de peso, cravings) e multiplicam por dois as suas chances de sucesso. 
6- Pedir aos outros para não fumar em torno de você. Na primeira semana, evitar lugares onde as pessoas fumam. No entanto, se você não puder ou não quiser evitar estes lugares, então educadamente, mas com firmeza, recusar qualquer oferta de cigarros. 
7- Dizer a seus amigos que você parou de fumar. Obtenha o apoio deles! 
8- Mudar sua rotina para evitar lugares e situações onde há o hábito de fumar: por exemplo, deixar a mesa assim que a refeição acabar. 
9- Usar distrações para lidar com os desejos (por exemplo, caminhada, beber água, mascar chiclete, lavar as mãos, escrever...). O desejo de fumar aumenta gradualmente, atingindo um "pico" e resolve-se espontaneamente. O desejo de fumar não dura mais tempo do que 5 minutos. Como o tempo passa, esses desejos diminuem em número e intensidade, até estar completo. 
10- Lembre-se que se acostumar a viver sem o cigarro pode ser demorado e muitas vezes requer várias tentativas! 

Dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável:
*Parada Imediata - Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

*Parada Gradual - Você pode utilizar este método de duas formas:
- Reduzindo o número de cigarros, por exemplo: um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais; no segundo - 25; no terceiro - 20; no quarto - 15; no quinto - 10; no sexto - 5; o sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
- Retardando a hora do primeiro cigarro, por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas; no segundo às 11 horas; no terceiro às 13 horas; no quarto às 15 horas; no quinto às 17 horas; no sexto às 19 horas; no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarro.
A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar.
O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante.
Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.

Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.
Se mesmo assim, depois de inúmeras tentativas, você não conseguir parar de fumar, procure ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário