EmagrecimentoSaudeBemEstar

quarta-feira, 13 de março de 2013

Como Viver Bem e Ser Feliz

Olá, Amores!
Todo mundo quer ser feliz, não é verdade?! Porém, o que vem a ser essa tal FELICIDADE?! As neurociências, a psicologia, a neurobiologia, a antropologia e a sociologia possuem hoje pesquisas que permitem buscar racionalmente a felicidade, entendida como bem estar subjetivo. 
É possível se falar numa Ciência da Felicidade que oriente a utilização de conhecimentos científicos existentes para concretizar o desejo que temos de ser felizes. Ela pode nos orientar para saber o que devemos fazer ou não para sermos mais felizes e para saber aquilo que pode nos ajudar na busca da felicidade. 
“A capacidade de ser feliz deve ser treinada, da mesma forma como treinamos para melhorar a fluência em um idioma ou a digitação de textos”. (KLEIN, 2005)
A felicidade está dentro de cada um de nós e que não existe felicidade permanente, pois na vida nada há permanente. Embora não exista nenhum modelo universal para sermos felizes, podemos aumentar o nível de felicidade em nossas vidas desde que saibamos identificar as situações que nos tragam bem estar.
Portanto, coloco como questão fundamental que você responda a si mesmo a pergunta: O QUE ME FAZ FELIZ?
Quando você está feliz, se sente bem, seguro, satisfeito e, se a felicidade for muito grande, seu corpo fica mais mais leve, como se estivesse flutuando. Quando você está feliz, ri, sorri e tem uma animação muito grande para pensar e fazer as coisas. 
A felicidade é uma potencialidade humana. O ser humano traz em seu genoma os genes da alegria, prazer, medo, raiva e tristeza. Se ele aprender a cultivar a alegria, o prazer, a satisfação e a felicidade, seguramente poderá ser mais feliz na vida. A felicidade pode e deve ser cultivada por nós.
Não existem regras para transformar alguém numa pessoa feliz, num passo de mágica. 
Para você ter mais momentos felizes em sua vida, vai depender de um esforço continuado para melhorar seu autoconhecimento e de que tenha um desejo verdadeiro de querer mudar sua atitude diante da vida, de mudar seus hábitos emocionais inadequados. Acima de tudo é preciso paciência, perseverança e força de vontade.
Podemos aprender a ser felizes da mesma forma que aprendemos a raciocinar logicamente e a controlar nossas emoções. Cada ser humano nasce com possibilidades de ser feliz, que pode identificar e desenvolver ao longo da vida.
Embora não existam regras nem fórmulas milagrosas que possam levar à felicidade, alguns princípios são válidos para qualquer ser humano.
Primeiro princípio – a felicidade não é permanente. Na vida não há nada permanente, que nunca mude. Somente a mudança, a impermanência das coisas é constante. Portanto não pode haver felicidade em todos os momentos da vida. A felicidade sempre se alterna com tristeza e sofrimento.
Segundo princípio - podemos aprender a ser felizes. As neurociências constataram que a capacidade de aprendizagem do cérebro humano não depende da idade. O cérebro é capaz de aprender coisas novas em idades avançadas, em decorrência da “plasticidade cerebral”, capacidade que ele tem de se modificar.
Terceiro princípio – devemos cultivar emoções positivas e evitar as negativas, ou substituí-las pelas positivas. Devemos buscar permanentemente um equilíbrio entre a ordem e a desordem em nossa mente e reduzir a entropia, que expressa a desordem mental, a um valor mínimo possível. As emoções positivas promovem ordem em nossa mente por isto devemos aprender a cultivá-las, para sermos mais felizes.
Quarto princípio - devemos criar sentido para a vida e cultivar relacionamentos agradáveis, além do desenvolvimento pessoal. Uma vida sem sentido e sem objetivos é vazia e perde a finalidade. Daremos sentido a nossa vidas ao promover nosso crescimento pessoal descobrindo novas áreas de interesse, aumentando nosso acervo de conhecimentos e de habilidades. Desenvolver nossas competências sociais e profissionais nos trará um sentimento de realização e de bem estar, elevando nosso nível de felicidade.
Não há modelo para uma pessoa ser feliz, mas algumas estratégias podem ser adotadas. 
Como chegar lá? Leia o post abaixo.

Agora, a questão fundamental da busca da felicidade está em responder à seguinte pergunta: O QUE É FELICIDADE PARA VOCÊ? Identifique os estímulos e situações que lhe fazem felizes e vá SER FELIZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário