Olá, Amores!
Tenho percebido em meu consultório que muitas pessoas não sabem onde se apoiar para manter a vontade de emagrecer ou até mesmo para iniciar o emagrecimento.
Já sabemos que não há fórmula mágica nem milagre nem segredo para emagrecer. Quem deseja viver mais e melhor tem que apostar no tripé atividade física, alimentação equilibrada e menos estresse.
Sei que o difícil é passar da teoria para a prática. Mesmo sabendo que comer mal, ficar acima do peso, estar sob constante pressão, fumar e não praticar nenhuma atividade física multiplicam o risco de doenças como o infarto e o câncer, a maioria das pessoas não consegue abandonar esses hábitos, pois provavelmente estão muito enraizados. Não basta reconhecer que são nocivos para conseguir abandoná-los. Muitas vezes é indispensável uma orientação especializada para a mudança acontecer.
A pergunta é realmente esta: Por que emagrecer?
Nossa mente é preguiçosa e para isso cria hábitos com o intuito de gastar menos energia e menos tempo quando é necessário repetir um comportamento. Por isso que tomamos banho da mesma maneira, fazemos o mesmo caminho para o trabalho, comemos da mesmo modo, etc.
Quando surge a ideia de querer emagrecer nossa mente pensa: Por que mexer nisso? Como o que quiser, quanto quero, da forma que quero, sem me preocupar. Com o novo pensamento de emagrecer ela terá que criar outra maneira de se alimentar, elaborar novos rituais, e isso vai lhe dar muito trabalho. Então o que ela faz? Tenta sabotar a ideia do emagrecimento mentindo para a pessoa.
Lança o pensamento de que o corpo está bom, bonito, que ela trabalhou demais naquele dia e merece comer uma guloseima fora de hora. Emite também o pensamento de que a pessoa está cansada e que repouse, prometendo que no dia seguinte ela caminhará em dobro.
Esses pensamentos fazem com que a pessoa acredite que tudo isso é verdade e confirma as promessas da mente. "Eu mereço comer um doce agora ou hoje eu descanso e amanhã caminharei em dobro".
A falta de atenção no objetivo afasta a determinação. É necessário então arranjar razões fortes para emagrecer. Como as pessoas são diferentes, cada um deve analisar em que setor de sua vida o emagrecimento será mais útil, ou seja, saúde, vaidade, família, trabalho, financeiro, social, relacionamentos, sexo, vestuário, atividade física, esportes, entre outros.
A vontade está dentro de cada um, mas ela tem que ter uma razão bastante forte para ser desencadeada e sustentada. Descubra sua razão e bom emagrecimento.
Você Quer, Você Pode, Você Consegue!
Nenhum comentário:
Postar um comentário