EmagrecimentoSaudeBemEstar

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PERA OU MAÇÃ? QUAL O FORMATO DE CORPO MAIS SAUDÁVEL?

Olá, Maravilhosos!
Um estudo da Universidade de Minnesota veio confirmar as opiniões de alguns cientistas, que afirmam que o que deve ser levado em conta não é apenas a gordura total do corpo, mas as zonas onde a gordura corporal se deposita. 
É a forma como essa distribuição se faz que pode tornar o excesso de peso um perigo para a saúde. 

O tipo "genoide" de distribuição da gordura, comum a muitas mulheres, é muitas vezes descrito como tendo a forma de uma "pera", pois a gordura deposita-se sobretudo nas nádegas, coxas e ancas. 
No tipo "androide", o excesso de gordura deposita-se na parte central do corpo (barriga, peito). Esta distribuição em forma de "maçã" é mais comum nos homens, mas também aparece em muitas mulheres que se aproximam da menopausa. 
Os cientistas pensam que o tipo de gordura que se acumula à volta da zona central do corpo é metabolizado de forma diferente da gordura localizada em outras zonas, e esta diferença contribui para um aumento da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol e de triglicérides, fatores que podem aumentar o risco de doenças cardíacas. 
Embora, por ser uma característica herdada, não podemos alterar a forma da distribuição da gordura pelo corpo, podemos reduzir os riscos controlando o peso do nosso corpo.
Portanto, se a constituição do seu corpo for mais parecida com o tipo "androide", cuidado com o excesso de peso.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Aprenda a gostar de praticar exercícios!

Olá, queridos!
Quer se apaixonar pela prática de exercícios e atividades físicas?!
Primeiramente você precisa encontrar uma atividade que combine com você! Há inúmeras atividades, além da musculação e da caminhada, como dança, ioga, luta - muay thai virou o queridinho das famosas! -, funcional, cross fit, vôlei de praia, stand up padle, etc. Enfim, experimenta algumas atividades até encontrar algo que você sinta-se bem.  
Ainda assim, virar fã de exercícios não acontece da noite para o dia. É preciso dar tempo ao tempo (praticando, é claro!) - mais precisamente, 40 dias, como mostrou um estudo publicado no periódico americano Journal of Applied Social Psychology. 
A pesquisa acompanhou durante esse período um grupo de adultos que fizeram o mesmo treino 5 vezes por semana. Entre a quinta e a sexta semana, a maior parte deles (que não gostava de treinar no início) já se dizia adaptada à nova rotina. 
Então, se você quer mudar de vida, já sabe de quanta persistência irá precisar: cinco vezes de treino por semana durante 40 dias.
Você quer, você pode, você consegue!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Almoçar na hora certa contribui com o emagrecimento.

Olá, Amores! 
Sabia que almoçar depois das 15 horas contribui com o aumento de peso?!
Pesquisadores do Women's Hospital, Boston, EUA, acompanharam 420 pessoas com sobrepeso que, durante 20 semanas, foram submetidas a um tratamento para emagrecer. 
Os participantes que tinham o hábito de almoçar antes desse horário, evitando intervalos muito grandes entre as refeições, perderam 30% mais peso em comparação com aqueles que deixavam para comer depois. 
Quando comemos após às 15 horas, geralmente, já estamos mais de 4 horas sem comer. E isso faz com que o organismo libere uma dose maior de insulina, que engorda. O problema não é almoçar após às 15 horas, é ficar sem comer por mais de 3/4 horas. 
Então, é só fazer um lanche se não der para almoçar no horário e depois almoçar tranquilamente. Nos dias em que você não conseguir comer até às 13 horas, faça um lanchinho nesse horário - pode ser um iogurte com linhaça ou uma banana amassada com aveia - e, assim que tiver uma folga, senta para comer com calma.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Quer ficar 10 anos mais jovem sem plástica? Faça atividades físicas!

Olá, Amores!
Retarde o envelhecimento com atividades físicas!
Especialistas do King's College, em Londres, pesquisou 2.401 gêmeos e observou que os que eram fisicamente ativos durante seu tempo de lazer eram também "biologicamente mais jovens" do que os que não se exercitavam. 

O estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, aplicou um questionário sobre o estilo de vida dos participantes e retirou amostras de sangue para fazer uma análise do DNA de cada um. 
Os pesquisadores identificaram que os telômeros - sequências de proteína encontradas nas extremidades do DNA - tinham menor tamanho entre os gêmeos sedentários. 
Os cientistas esclarecem que os telômeros oferecem proteção às células, mas conforme as pessoas vão envelhecendo, eles vão naturalmente diminuindo de tamanho, deixando-as mais vulneráveis a danos e à morte.
Ao examinar células sanguíneas do sistema imunológico, os pesquisadores observaram que os telômeros perdem, em média, 21 de seus componentes - os nucleotídeos - por ano. 
E concluíram que os telômeros dos mais sedentários tinham 200 nucleotídeos a menos, o que significa uma redução do seu comprimento. Os mais ativos tinham telômeros de tamanho equivalente ao dos sedentários até dez anos mais jovens, apontou o estudo. 
Os resultados sugerem que adultos que se envolvem em atividades físicas regularmente são biologicamente mais jovens do que os sedentários. 
Os pesquisadores ainda sugerem que pessoas sedentárias podem estar mais vulneráveis a danos celulares por diversos fatores, entre eles o estresse, que teria um impacto direto no tamanho dos telômeros. E os exercícios físicos, afirmam, poderia ser uma boa arma no combate aos níveis de estresse.
Portanto, o que você está esperando para começar a se movimentar?!