EmagrecimentoSaudeBemEstar

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Primeira dica para emagrecer.

Olá, Amores!
Geralmente quem quer emagrecer quer uma dica. E essa dica tem que ser milagrosa! Mas, infelizmente, não há fórmula mágica nem milagre nem segredo. A única dica que funciona mesmo é mudar o seu estilo de vida, a sua relação com a comida e consigo mesmo.
Pense em quem você é, como gostaria de ser e o que fará para alcançar esse objetivo. 
Tenha em mente que a obesidade não é um problema seu, mas uma epidemia mundial. Não procure onde está a culpa, nem sinta-se culpado(a), pois o seu excesso de peso é resultado de uma série de fatores. 
Não busque apenas um motivo para justificar o fato de ter engordado. 
Porém, você é responsável pela sua saúde, pelo seu corpo, pelo que você ingere e pelo que você deixa de ingerir e de fazer para mudar essa situação, pois somente assumindo essa responsabilidade você poderá fazer algo efetivo para alcançar o seu objetivo. 
Quem é que compra os seus alimentos? Quem decide fazer essas escolhas?
Sei que não é fácil! Será difícil e doloroso, mas busque as respostas para o seu problema dentro de você. 
O que a impede de emagrecer? Que sentimentos e emoções estão presentes nesse ato de comer? O que você pode fazer para mudar essa situação? 
Você NÃO tem culpa por estar assim, mas você é responsável pela sua mudança. 
Não remoa os fatos, pense agora no que fazer, quando fazer e como fazer para reverter essa situação.
Acredite, confie na sua capacidade de superação. Você consegue!

domingo, 14 de setembro de 2014

Como emagrecer 1 kg?

Olá, Amores!
Você fica preocupado em controlar calorias ou se preocupa mais em ingerir alimentos saudáveis, em se nutrir?
Mais importante do que contar calorias é prestar atenção no que você está ingerindo, no que você está colocando para dentro do seu corpo: 'lixo' ou nutrientes?! qualidade alimentar é fundamental para emagrecer com saúde e de forma duradoura. 
Emagrecer não é uma ciência precisa, pois envolve inúmeros fatores como o metabolismo basal, a idade, o sexo, o nível de atividade física, dentre outros, bem como o déficit calórico, que é basicamente consumir menos e gastar mais. 
Portanto, se você costuma contar calorias, você sabe quantas quilocalorias são necessárias para emagrecer 1 kg?
Sabemos que 1 grama de gordura tem 9 Kcal, mas o tecido adiposo tem um acréscimo de 15% em água. Então, 1 kg de gordura equivale a cerca de 7700 calorias. 
Ou seja, se você quiser eliminar 1 kg por semana, você terá que economizar 7700 calorias por semana, ou 1100 calorias por dia. 
Isso é fácil? Não! Mas vamos ver como é possível... 
Se você precisa de 2000 Kcal ao dia, e diminui 500 Kcal na alimentação e gasta mais outras 600 Kcal com exercícios, em 1 semana, ou seja, 7 dias, você vai emagrecer 1 kg. 
Mas não se aborreça em contar calorias! Faça antes este 1,2,3:

1) MEXA-SE muito mais (suba escadas, deixe o carro na garagem para ir à padaria, cuide do jardim, passeie com o cachorro, lave o carro...);
2) PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS; e
3) ALIMENTE-SE SAUDAVELMENTE (mais frutas, legumes e verduras, laticínios desnatados, grãos integrais, leguminosas, comidinha saudável e caseira, e... menos!).

Emagrecer é um desafio, mas totalmente possível, requer organização, planejamento, motivação e negociação, sem perder o prazer. É importante resgatar outros prazeres além da comida.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O que é prioridade na sua vida?

Olá, Maravilhosos!
Conforme um dito árabe: "Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA".


Dizer que não pratica exercícios por falta de tempo, é questão de prioridade! Pois se você é uma daquelas pessoas que perdem 1 hora ou mais por dia no youtube/facebook/twitter ou acaba fazendo outras coisas (ver novelas/seriados, bater papo no celular, etc) em vez de cuidar da sua saúde, a responsabilidade é sua mesmo. 
Cabe a você ajustar QUAIS SÃO AS PRIORIDADES DA SUA VIDA e decidir O QUE É MAIS IMPORTANTE (você, a sua saúde, o seu bem estar?!), só não adianta reclamar ou dar desculpas depois. Até porque a falta de tempo é um dos fatores que menos atrapalha a prática de exercícios, levando em consideração que, atualmente, inúmeros meios de treinamentos foram desenvolvidos para tal objetivo. 
Se você fizer de 30 a 45 min., 3x/semana e ter a orientação de um profissional qualificado, você conseguirá ótimos resultados, quando se diz respeito a condicionamento físico, emagrecimento, bem estar, hipertrofia muscular, e todos os benefícios que o movimento pode proporcionar. 
Logo, reflita bem se a falta de tempo, na verdade, é o principal fator que impede você de se exercitar.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O QUE PESA MAIS: 1KG DE GORDURA OU DE MÚSCULO?

Olá, Amores!
Percebo que ainda há uma grande dúvida entre as pessoas que praticam atividades físicas quando o assunto é o peso da gordura e do músculo. Costumo ouvir que o músculo pesa mais do que a gordura. Será?!


Este é um dos grandes mitos do emagrecimento e também uma das grandes desculpas que damos quando não atingimos um objetivo. 
Será verdade que o músculo pesa mais do que a gordura?! 
O que pesa mais: 1 kg de algodão ou 1 kg de chumbo? Como todos (ou quase) conhecem esta pergunta, vão responder que se é 1 kg, é 1kg não importa do que seja. 
Então, com gordura e músculo seria diferente?! Esta é a dura realidade, a gordura não pesa mais que músculo, porém A GORDURA OCUPA MAIS ESPAÇO! Por exemplo, se comparar duas pessoas com o mesmo peso e que ganharam 5 kg, mas a primeira foi de gordura e a outra de músculo, o primeiro vai apresentar um volume maior e aparentemente vai parecer mais pesado que a segunda, mas, na realidade, não é! 
Podem ocorrer casos em que se ganha peso em massa muscular e elimina-se gordura, porque está treinando de forma correta para o seu objetivo. Mas se este não for o seu caso é porque infelizmente ganhou gordura. 
Então, se quiser usar este conceito, o certo seria dizer que o músculo é mais pesado por volume do que a gordura. 

NÃO PENSEM SÓ EM TAMANHO, PENSEM EM QUALIDADE MUSCULAR! 
PS = 1 Pound = 453 gramas.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Consuma menos açúcar, você já é doce!

Olá amores!
Você se considera um fanático por doces e admite não conseguir ficar um dia apenas sem colocar algo feito com açúcar na boca?! 
Cuidado, esse comportamento pode estar ajudando a aumentar o risco de algumas doenças decorrentes do excesso de açúcar no organismo. 
Segundo uma pesquisa realizada pela instituição norte americana “American Heart Association, o açúcar está na lista de produtos que mais prejudicam a saúde cardíaca, assim como o colesterol, as gorduras saturada e trans e o sódio. 

Para começar a diminuir o consumo de açúcar dê preferência a alimentos naturais, como frutas frescas e secas, batata doce, mel, sementes e oleaginosas. Outra dica é ficar de olho no rótulo dos alimentos; para saber com mais precisão a quantidade de açúcar preste atenção em palavras como xarope de milho, glicose, sacarose e frutose, pois são todos tipos de açúcar também.
Então, vamos consumir menos açúcar que, além de ajudar no processo de emagrecimento, preserva a saúde do coração e de todo organismo como um todo.