Olá, Queridos!
Sabia que o vinho pode contribuir com o emagrecimento? Para os amantes do vinho, a notícia merece um brinde, mas não é para você 'encher a cara'! (rsrsrsrs).
Um novo estudo da Purdue University, nos Estados Unidos, publicado na revista Journal of Biological Chemistry, revelou que o vinho tinto é capaz de bloquear o crescimento das células de gordura. O mérito é do piceatannol, um componente da bebida com uma estrutura semelhante a do resveratrol, famoso pelo alto poder antioxidante. Mas a ação no organismo é diferente.
Segundo os pesquisadores, o piceatannol se liga aos receptores de insulina das células adiposas que ainda estão livres no organismo e, com isso, impede que elas formem novos depósitos de gordura.
Um outro estudo mostrou que as mulheres que bebem de um a dois drinques por dia são 30% menos propensas a ganhar peso.
Pela pesquisa, Lu Wang, epidemiologista do Hospital das Mulheres em Boston, perguntou a 19.200 mulheres a partir de 39 anos com peso normal os hábitos de bebida delas e o ganho de peso nos últimos 13 anos. Em média, apesar de todas terem engordado à medida que envelheciam, as mulheres que ganharam mais peso foram as que nada bebiam. E o total de quilos adquiridos diminuía de acordo com o consumo alcoólico de cada uma delas.
Na pesquisa, cerca de 38% (7,3 mil) afirmaram que não bebiam álcool, enquanto quase 6% afirmaram que bebiam moderadamente, ou seja, duas taças de 150 ml de vinho por dia, e cerca de 3% bebiam mais do que isso, cerca de 30 gramas de álcool por dia.
Os pesquisadores afirmam que os resultados estavam associados a quatro tipos de bebidas – vinho tinto, vinho branco, cerveja e licor. O estudo afirma ainda que a melhor relação entre peso e consumo de álcool se deu com as mulheres que ingeriam vinho tinto.
As razões podem ser muitas, uma delas é como as mulheres metabolizam o álcool quando comparadas aos homens. Aquelas que consomem uma quantidade moderada de álcool costumam ter uma ingestão calórica menor de outras fontes não-alcoólicas, particularmente de carboidratos. Por outro lado, a ingestão de álcool tende a acelerar o metabolismo das mulheres, significando um maior gasto calórico.
Porém, é preciso ter cautela em concluir que beber pode ajudar a eliminar peso.
É um erro pensar que consumir álcool vai ajudar a emagrecer, pois as calorias do álcool contam - e muito! Para aquelas que bebem demasiadamente, por exemplo, as bebidas tem um grande impacto no peso.
Portanto, não exagere na dose: evite ultrapassar uma taça média por dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário