EmagrecimentoSaudeBemEstar

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A felicidade existe sim, acredite!

Olá, Amores!

Às vezes podemos até duvidar, mas a felicidade é muito simples. E quando você descobre isso, ela deixa de ser uma espera e passa a ser um minuto, um segundo. Encontrei-a certa vez, mas ela fugiu. Pouco depois a encontrei de novo, mas ela disse que estava atrasada e eu entendi com preguiça de filosofar.

Mais tarde ela voltou sem falar nada e se enfiou comigo embaixo das cobertas, quentinha... Só foi embora quando o relógio despertou e eu tinha que levantar e estava frio e chovendo. Durante o dia ela voltou em situações bobas como o sorriso de alguém que nem conheço, o pacote de balas que eu achei na gaveta, e um elogio que recebi gratuitamente. Ela ia e voltava, ia e voltava: como a vida. Linear são os batimentos cardíacos da morte.

À noite ela apareceu na porta do meu banheiro, fez tanta força que entrou mesmo com a porta fechada. Focinhou a porta do box e veio na forma de um sabonete cheiroso que me trouxe uma doce lembrança. Logo depois, estava naquela toalha felpuda e macia para me enxugar. Ela toma banho comigo quando a água leva embora coisa ruim e renova a alma. E dorme ao meu lado quando eu descanso.

Às vezes ela desaparece durante tanto tempo que me falta o ar. Dá uma saudade louca, ela deixa um vazio depressivo, um buraco. Ela me faz sentir sendo mais uma e eu odeio ser somente mais uma. Não posso negar a dependência que eu tenho dela. Mas eu aprendi, finalmente. Aprendi que ela não aparece apenas numa grande história de amor, ou numa viagem maravilhosa que tantas vezes foi planejada ou grande e gorda na minha conta bancária carente. Ela também dá as caras pelo lado simples da vida. 

Ontem apareceu numa tomada. Eu precisava recarregar meu celular e uma tomada apareceu do meu lado. Depois estava naquela mensagem carinhosa de um amigo. A felicidade entrou com o pé na porta e sentou ao meu lado. Eu não estava mais sozinha esperando o espétaculo. O trânsito todo parado e uma criança me acena no carro ao lado. 

O dia meio cinzento, vai-não-vai e de repente ela surge amarela e esquenta a vida. Ela mora numa gaveta cheia de bobeirinhas lá em casa, que tem nariz de palhaço de festa louca, cartinha de amor antiga, nas fotos e lembranças de carinho em flores secas. E vem naquela soneca gostosa depois do almoço de domingo com toda familia animada. 

Ela é virtual quando encontro alguém que gosto no facebook; ela é fantasma quando lembro que alguém me disse que eu tinha muita sorte. A felicidade mora num mundo pequeno e não naquele grande que faz você se perder demais. A felicidade é simples, e quando você descobre isso ela deixa de ser uma espera e passa a ser um minuto, um segundo. E é de minutos e segundos que se faz a vida. E aí você perde menos tempo esperando e mais tempo vivendo. 

Entre o piegas e o chavão, é assim que vivo a vida intensamente sem esperar momentos intensos. Você já tentou? Não fique achando que ela está lá com alguém que nem te quer. Ela pode estar numa música boba, pode ser num amigo que você não via há muito tempo, ou em pequenas coisas que te faça desmaiar de rir.

Eu sempre esperei viver uma história de cinema, ouvir cantadas de filme francês, ganhar salário de estrela, ter amigos de sitcom, ser capa de revista ou ir naquela festa de celebridades. Mas ai eu lembrei que os filmes de que eu mais gosto são aqueles despretensiosos que contam a história de uma pessoa feliz como eu...

Autor desconhecido

sábado, 26 de julho de 2014

CORRER DESCALÇO: A POLÊMICA CONTINUA!

Olá, Maravilhosos!
Já experimentou correr descalço? Adoro correr descalça na areia fofa da praia!
Desde que o americano Christopher McDougall lançou o livro "Nascido para correr", a ideia de correr descalço ganhou o mundo. 
As diferenças entre correr com tênis e correr descalço vêm sendo pesquisadas nas últimas quatro décadas. 

A teoria desta prática sugere que correr com menos proteção torna a pisada mais “natural” e ajuda a fortalecer os músculos intrínsecos dos pés. 
O médico americano Daniel E. Lieberman, em estudo publicado na Exercise and Sports Sciences Reviews, sugere, no entanto, que até agora há mais perguntas do que respostas em relação à prática. 
Não há como sabermos – por enquanto – se correr descalço é melhor para curar ou prevenir lesões. Lieberman argumenta que, apesar dos grandes investimentos feitos pela indústria de calçados para corrida nas últimas décadas, o índice de lesões em corredores permanece muito alto. 
O que fazer diante de tanta incerteza? Correr ou não descalço? Devemos usar modelos minimalistas ou não? 
No balanço da ciência, é impossível concluir se os tênis de corrida são fundamentais, como sugere a indústria, ou se todos ficariam melhor descalços, como dizem os radicais da corrida natural. 
Confesso que também corro descalça, mas na grama de um campo de futebol ou na areia fofa da praia. Mais do que nunca, vale a cautela e a experimentação. 
Pode ser que a proteção dos pés não seja uma questão de moda! 

Quem faz exercícios físicos tem salário maior do que quem não faz!

Olá, Amores!
Sabia que quem pratica exercícios físicos regularmente ganha mais?
O economista Vasilios Kosteas, da Universidade Estadual de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos, analisou questionários de 12 mil pessoas com perguntas sobre salários e sobre a quantidade de exercícios que elas praticavam. 
A análise dos dados indicou que aqueles que se envolvem em atividades físicas como correr, nadar ou mesmo levantar pesos ao menos três vezes por semana tinham salários até 9% maiores do que os sedentários. 
Mesmo para aqueles que se exercitavam com menos frequência, entre uma e três vezes ao mês, a pesquisa indicou uma diferença de 5% na média dos salários. 
O estudo, publicado na revista científica Journal of Labor Research, avalia que os exercícios regulares podem ter um impacto sobre a produtividade e o bem estar do empregado. 'É amplamente sabido que o exercício regular tem um impacto positivo no bem estar. Além dos impactos positivos sobre a saúde cardíaca, sobre o peso e uma variedade de outras questões médicas, estudos na literatura médica mostram que os exercícios levam a uma melhor função mental, condição psicológica e maior nível de energia', observa Kosteas no estudo.
'Todos esses três traços podem ser traduzidos em maiores ganhos ao aumentar a produtividade. Além do efeito direto, o exercício pode ter um impacto sobre o mercado de trabalho ao servir de sinal a potenciais empregadores de que o indivíduo é dedicado e disciplinado', complementa. 
Em sua conclusão, o economista comenta que muitos estudos já foram feitos sobre as causas e efeitos econômicos da obesidade ou da prática de exercícios, mas pouco se estudou os efeitos dos exercícios sobre o mercado de trabalho. 'Estabelecer se essa ligação existe é uma parte importante na compreensão dos efeitos mais amplos da atividade física regular', conclui. 
MEXA-SE, EXERCITE-SE, VOCÊ SÓ TEM A GANHAR!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

DIETAS DA MODA NÃO FUNCIONAM PARA EMAGRECER!

Olá, Queridos!
Como eu sempre digo: "Não faça dietas, aprenda a se alimentar equilibradamente".
Estudo feito com mais de 4.000 pessoas com mais de 20 anos de idade e obesos, ou seja, que tinham índice de massa corporal (IMC) acima de 30 há pelo menos um ano antes de a pesquisa começar, provou que a melhor forma de emagrecer ainda é a combinação entre EXERCÍCIOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA. 
O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard e do Centro Médico Beth Israel Deacones, nos EUA e publicado no periódico American Journal of Preventive Medicine. 
Os dados dos participantes foram extraídos do Levantamento Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, realizado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão de saúde dos EUA. 
Durante o período do estudo, 2.523 pessoas, ou 63% dos participantes, relataram ter tentado emagrecer, sendo que 40% delas afirmaram ter reduzido seu peso em 5% ou mais, e 20% desses indivíduos afirmaram ter reduzido em 10% ou mais seu peso total. 
Ao observarem esses indivíduos, os pesquisadores descobriram que aqueles que mais se exercitaram e que comeram menos gordura foram significativamente os mais propensos a emagrecer. 

Além disso, foi identificada uma forte relação entre a participação em programas de emagrecimento e o emagrecimento bem-sucedido, reforçando a importância da combinação da alimentação e dos exercícios de forma bem pensada e estruturada.
Conheça nosso programa:

quarta-feira, 23 de julho de 2014

DÁ TRABALHO SER FELIZ, MAS VALE A PENA!

Olá, Amores!
"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade". Carlos Drummond de Andrade.
Para sermos felizes temos que trabalhar diariamente em prol dessa felicidade.
Dá trabalho ser feliz porque a gente tem sede de ser melhor, sonha realizar centenas de coisas que contribuam para a sensação de felicidade: conseguir um bom emprego, entrar numa faculdade concorrida, comprar casa própria, aprender a tocar um instrumento, deixar o sedentarismo e cuidar da saúde, aprender outro idioma, etc. 
Dá trabalho desapegar-se das coisas pequenas disfarçadas de grandes justificativas. 
Ser feliz dá trabalho pela desconstrução de velhos conceitos, pela mudança de comportamentos, pela inclusão de novas atitudes e pela determinação de ser feliz! 
Muita gente atribui ao destino outras conquistas importantes, como "Fulana deu a maior sorte, arranjou um namorado ótimo". Mas arranjar namorado ou constituir uma família feliz também não é uma questão de sorte. É trabalho mesmo! 
Como conseguir êxito se a gente não se despe do medo e se deixa vencer pela preguiça? Como ignorar a covardia que nos afasta de tudo que desejamos realizar? 
Para ser feliz é preciso, ainda, que se tenha atenção ao mais sutil sinal, e para tanto, precisamos despregar os olhos das ilusões. E isso dá trabalho. 
O sucesso depende de dotes naturais que, felizmente, podem ser aprimorados com estudo e dedicação. Para tudo na vida, existem dotes naturais que podem ser aprimorados. O importante é saber o que aprimorar. 
Primeiramente, aprenda a diferenciar o que dá prazer momentâneo do que provoca uma sensação de duradoura felicidade.

E O MAIS IMPORTANTE: ACEITE SUA NATUREZA E APRENDA A DESENVOLVER AS SUAS VIRTUDES!


domingo, 20 de julho de 2014

Quem corre vive mais e melhor

Olá, Amores!
Há pouco tempo escrevi sobre um estudo que comprovou que "correr faz viver mais e melhor". 
Outro estudo que foi conduzido pela Universidade Bispebjerg Hospital, na Dinamarca, chegou a essa mesma conclusão, mostrando que os benefícios deste exercício são percebidos sem a necessidade de se dedicar muito. Ficou animado?!
Peter Schnohr, chefe do estudo, disse que a execução regular tem efeitos evidentes sobre a longevidade da população, aumentando de forma bastante significativa. 
Na verdade, os resultados de pesquisa são bastante conclusivos, uma vez que durante o período de acompanhamento (1976 a 2003) houve 10.158 mortes entre os não-corredores e apenas 122 entre os corredores.
O estudo, que começou em 1976, foi realizado em um total de 20.000 pessoas, homens e mulheres entre 20 e 93 anos, mostra que o risco de morte foi reduzido em 44% nos corredores. 
Schnohr também observa que correr regularmente melhora a absorção de oxigênio, a função cardíaca, a densidade óssea, a função imune; reduz a pressão arterial; previne a obesidade; melhora a função psicológica e cognitiva; aumenta a sensibilidade à insulina; permite controlar os níveis de colesterol; aumenta e reduz a atividade fibrinolítica da agregação plaquetária. 
PORTANTO, ESTÁ ESPERANDO O QUÊ PARA COMEÇAR A CORRER?!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O que você diz influencia o seu emagrecimento.

Olá, Amores!

Geralmente não temos ideia do poder e do efeito que as palavras têm em nossa mente e no corpo físico. Se você acha que suas palavras não influenciam seus hábitos alimentares, comece a prestar mais atenção ao que diz. 
Um estudo da Universidade de Houston publicado no periódico americano Journal of Consumer Research observou que apenas 10% das mulheres que dizem “não posso comer isso” mantém-se firmes na reeducação alimentar. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque o cérebro codifica o “não posso” como um sentimento de privação, levando as pessoas a se boicotarem.
A surpresa foi a constatação de que 80% das mulheres que disseram “não como isso” no lugar do "não posso" mantiveram-se firmes na reeducação alimentar. 
É importante, também, que você de fato se sinta diante de uma decisão, e não de uma limitação.
Vale a pena experimentar essa nova linguagem!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Quem acorda tarde treina menos

Olá, Maravilhosos!
Você se considera matutino, vespertino ou noturno?
A Escola de Medicina de Feinberg na Universidade Northwestern, em Chicago, EUA, fez um estudo onde 124 adultos tiveram sua identificação como matinais, noturnos ou intermediários.
A maioria dos adultos saudáveis se encaixava no terceiro tipo, enquanto 20% tinham como costume acordar cedo e 12% tinham como preferência irem para cama tarde da noite. 
O horário de ir para cama, o horário para se levantar e o tempo efetivo de sono foram monitorados através de aparelhos colocados nos pulsos que igualmente registravam as atividades físicas. Os participantes também responderam a questionários a respeito de seus hábitos e preferências.
Concluiu-se que as pessoas que costumam dormir mais tarde, e por isso também acordam sempre após as 10, apresentam uma maior dificuldade a se adequarem a uma atividade física com periodicidade.
Segundo afirmam os especialistas, o hábito de dormir mais tarde se encontra diretamente ligado a passar maior tempo sentado. Devido a isso, independente da hora em que essas pessoas, de fato, vão para a cama ou o tempo em que permanecem dormindo, relataram, no estudo, enfrentarem mais barreiras no ânimo para a prática de atividades físicas. Entre as desculpas mais usadas a mais citada é a falta de tempo para exercícios ao longo do dia. 
Ou seja, mesmo entre indivíduos saudáveis e ativos, o tempo de sono e as preferências do ciclo circadiano se encontram diretamente relacionados aos padrões de atividades físicas e à sua atitude em relação ao exercício.
Portanto, vamos tentar dormir e acordar mais cedo!

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Quer emagrecer? Evite os erros que afetam o emagrecimento.

Olá, Maravilhosos!
Para mudar de peso você tem que mudar de comportamento. E mais, Emagrecimento não é só mudança de peso, é Reeducação Alimentar e Comportamental.
Veja alguns erros que afetam o seu emagrecimento e evite cometê-los:
- Fazer dieta de restrição de carboidratos. Alguns carboidratos certamente não precisam ser incluídos, como farináceos acrescidos de açúcar ou gordura (biscoitos, bolos, pães brancos, massas, tortas), pois acrescentam muitas calorias vazias e pouco valor nutritivo. Além disso, provocam aumento rápido da insulina, favorecendo o acúmulo de gordura corporal. No entanto, carboidratos saudáveis, como pão integral, massas integrais, ervilha, lentilha, feijão, arroz integral, milho, aveia, cereal em flocos sem açúcar, torradas integrais, são fundamentais para melhorar o desempenho esportivo como também para garantir uma queima adequada de gorduras.
- Consumir suplementos de forma aleatória. Os suplementos dietéticos podem complementar a dieta, ao fornecer mais calorias, ou proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, o excesso e o uso indiscriminado de suplementos podem prejudicar a saúde. Tanto suplementos proteicos, repositores hidroeletrolíticos, quanto vitaminas e minerais necessitam de orientação nutricional para compor um cardápio.
- Não hidratar o suficiente. A perda de 2 a 3% do seu peso corporal pelo suor já pode prejudicar seu desempenho esportivo. Seja por falta de hábito ou de atenção, o consumo de líquidos tem sido menor que o desejável para manutenção perfeita do balanço hidroeletrolítico do corpo, prevenção de câimbras, etc.
- Consumir itens mais calóricos com a desculpa “Já que treinei eu mereço”. O consumo de alimentos ricos em açúcar, como chocolates, são muitas vezes recompensa por horas de treino. Não crie desculpas desnecessárias, não inclua doces todas as vezes que treinar. Deixe sobremesas para aproveitar naquele dia especial. O mesmo vale para salgados ditos como assados, e muitas vezes riquíssimos em gordura, como quiches e pães recheados. Prefira sanduíches de pão integral light com frios de baixo teor de gordura, iogurtes light e/ou frutas.
- Tentar fazer dieta o dia todo, e não resistir à refeição noturna. Certamente um dia inteiro de fome acabará por água a baixo quando tiver distante da rotina diária, em casa, diante de uma comida caseira ou, na rua em um evento social. Portanto, a melhor forma de adestrar seu apetite noturno é consumir um bom café da manhã e almoço, e inserir lanches intermediários, um de manhã, mais um ou dois à tarde. Substitua os estoques de salgadinhos, bolachas da despensa por frutas secas, torradas integrais, queijos light, chás e sucos sem açúcar.
- Abusar de cápsulas de vitaminas e minerais. Os suplementos vitamínicos e de minerais podem ser um componente da dieta, desde que orientado por um profissional especializado. Porém, acreditar que cápsulas conseguem substituir o valor dos vegetais e frutas é um erro. Estes alimentos contêm muito além de vitaminas e minerais, eles são ricos em fitoquímicos, substâncias ativas que previnem doenças como o câncer, fibras e outras substâncias que não podem ser encontradas nas cápsulas.


Portanto, para emagrecer é preciso uma reprogramação de suas atitudes e comportamentos.