EmagrecimentoSaudeBemEstar

sábado, 26 de julho de 2014

CORRER DESCALÇO: A POLÊMICA CONTINUA!

Olá, Maravilhosos!
Já experimentou correr descalço? Adoro correr descalça na areia fofa da praia!
Desde que o americano Christopher McDougall lançou o livro "Nascido para correr", a ideia de correr descalço ganhou o mundo. 
As diferenças entre correr com tênis e correr descalço vêm sendo pesquisadas nas últimas quatro décadas. 

A teoria desta prática sugere que correr com menos proteção torna a pisada mais “natural” e ajuda a fortalecer os músculos intrínsecos dos pés. 
O médico americano Daniel E. Lieberman, em estudo publicado na Exercise and Sports Sciences Reviews, sugere, no entanto, que até agora há mais perguntas do que respostas em relação à prática. 
Não há como sabermos – por enquanto – se correr descalço é melhor para curar ou prevenir lesões. Lieberman argumenta que, apesar dos grandes investimentos feitos pela indústria de calçados para corrida nas últimas décadas, o índice de lesões em corredores permanece muito alto. 
O que fazer diante de tanta incerteza? Correr ou não descalço? Devemos usar modelos minimalistas ou não? 
No balanço da ciência, é impossível concluir se os tênis de corrida são fundamentais, como sugere a indústria, ou se todos ficariam melhor descalços, como dizem os radicais da corrida natural. 
Confesso que também corro descalça, mas na grama de um campo de futebol ou na areia fofa da praia. Mais do que nunca, vale a cautela e a experimentação. 
Pode ser que a proteção dos pés não seja uma questão de moda! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário