EmagrecimentoSaudeBemEstar

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Seja otimista! Há sempre algo bom.

Olá, Amores!

MESMO QUANDO OCORRE SITUAÇÕES RUINS NA VIDA, HÁ SEMPRE ALGO BOM. 
Aprenda o Credo do Otimista ( Christian D. Larson - 1912).

Eu prometo a mim mesmo: 
*Ser forte a ponto de nada conseguir perturbar minha paz de espírito. 
*Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade com cada pessoa que eu encontrar. 
*Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles. 
*Ver o lado positivo de tudo e fazer meu otimismo se tornar real. 
*Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.
* Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto sou com o meu próprio. 
*Esquecer os enganos do passado e me concentrar avançando apenas para as maiores realizações do futuro. 
*Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar. 
*Empenhar-me de tal maneira no meu aperfeiçoamento pessoal que não sobrará tempo para criticar os outros. 
*Ser digno demais para preocupar, nobre demais para sentir raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para me envolver em conflitos. 
*Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não somente por meio de palavras ruidosas, mas sim, em grandes ações. 
*Viver convicto de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou fiel àquilo que há de melhor em mim mesmo. 
LA VIE EN ROSE!

domingo, 29 de junho de 2014

CORRER FAZ VIVER MAIS E MELHOR!

Olá, Maravilhosos!
Sabia que correr faz viver mais e melhor?!
Se tivermos que escolher uma única atitude saudável na vida para alcançarmos a longevidade com qualidade de vida, a prática regular de exercícios aeróbicos talvez seja a mais significativa. 

Não faltam estudos mostrando os efeitos positivos da atividade física sobre nossa saúde, mas um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine traz resultados ainda mais impressionantes. 
A pesquisa foi iniciada em 1984 quando mais de 500 membros de uma associação de corredores de rua com mais de 50 anos de idade passaram a ser acompanhados anualmente com questionários que avaliavam a frequência de atividade física, o índice de massa corporal, e uma escala para avaliar o nível de incapacidade funcional nas atividades diárias. 
O grupo de corredores foi comparado a um grupo controle formado por funcionários da Universidade de Stanford de semelhante faixa etária. 
Ao final de 21 anos de acompanhamento os resultados foram os seguintes: 
1) a atividade física entre os corredores foi cerca de três vezes mais intensa ao longo de todo o estudo; 
2) houve declínio da capacidade funcional ao longo dos anos em ambos os grupos, mas de forma menos relevante entre os corredores; 
3) após 19 anos de acompanhamento, 34% dos indivíduos do grupo controle havia morrido, comparado a apenas 15% dos corredores; 
4) os corredores apresentaram menor mortalidade não só por doenças cardiovasculares, mas também por câncer. 
Não faltam argumentos para que os exercícios aeróbicos façam parte do nosso dia a dia. Eles podem acrescentar bons anos às nossas vidas. 
E aí, VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O QUÊ PARA COMEÇAR A CORRER?!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Beleza é ser quem você é.

Olá, Amores!

Vivemos em uma sociedade onde existem padrões de beleza e temos visto um verdadeiro massacre humano, de mulheres, adolescentes se matando para atingir um inatingível padrão de beleza imposto pela mídia. Às vezes absurdas como a moda da saúde-zero da década de 1990, onde ser bonita (?!) era olho fundo, esqualidez e rosto pálido, e sua maior representante era a modelo Kate Moss. Outras, inalcançáveis, como a recente onda "thigh gap", ou seja, ter pernas tão finas que, mesmo posicionadas juntas, fica um espaço entre as coxas. Mas perseguir esta silhueta pode levar à anorexia ou à depressão. E a fase das bocas a La Angelina Jolie?
Os glúteos grandes e torneados já foi sonho de consumo - ainda pode ser -, assim como os seios cada vez maiores. Mas o abdômen trincado parece ser o desejo do momento.
Mas saiba que a maior parte das imagens que vimos na mídia NÃO é real.

“Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história. Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida” (CURY, 2005, p.1).
Não importa o que as indústrias da moda, da beleza, do consumo e os meios de comunicações nos impõem, ou os produtos que colocam no mercado, prometendo milagres da beleza, do rejuvenescimento, dizendo que isso fará ser bem aceito na sociedade e ter ascensão social, não adianta está se matando para atingir o inatingível, pois cada pessoa tem uma beleza única, e deve ser aceita como é, se cuidar e ser vaidosa faz parte da natureza de cada mulher, mas não chegar ao ponto de se deixar escravizar por isso.
O envelhecer é nosso destino, viver feliz e com dignidade deve ser nossa meta.
Esqueça os padrões de beleza! Sua saúde e sua beleza não aguentam seguir tantos modismos. O importante é aprimorar a beleza que se tem. Busque ferramentas que deixam seu corpo mais saudável, mais harmônico, mais bonito.
Não acredito em beleza comprada, e sim na beleza melhorada. A sua beleza!

CURY, Augusto Jorge. A ditadura da beleza e a revolução das mulheres. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
120p.
  

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Pessoas são um presente!

Olá, Amores!
Já parou para pensar que as pessoas são um presente em nossas vidas?

Algumas tem um embrulho bonito. Outras vêm em embalagem comum. E há as que ficaram machucadas no correio. 
Algumas pessoas trazem invólucros fáceis. De outras, é dificílimo, quase impossível, tirar a embalagem. Mas a embalagem não é o presente! E tantas pessoas se enganam, confundindo a embalagem com o presente. 
Também você. Também eu. Somos um presente para os outros. Você para mim, eu para você. Triste se formos apenas um presente- embalagem: muito bem empacotado e quase nada lá dentro. 
Quando existe verdadeiro encontro com alguém, no diálogo, na abertura, na fraternidade, deixamos de ser mera embalagem e passamos à categoria de reais presentes. 
Nos verdadeiros encontros humanos, acontecem coisas muito comoventes e essenciais: mutuamente nós vamos desembrulhando, desempacotando, revelando... 
CONTEÚDO INTERNO É SEGREDO PARA QUEM DESEJA TORNAR-SE PRESENTE AOS COMPANHEIROS DE CADA ESTRADA. 
A gente abre, sente e agradece a Deus. Você já percebeu o Presente maravilhoso que você é? Somos dons de Deus uns para os outros... Dons recebidos e dons dados. 
VOCÊ É UM PRESENTE!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

OS IDOSOS E A ATIVIDADE FÍSICA.

Olá, Meus Amores!

O envelhecimento fisiológico não acompanha necessariamente a idade cronológica, pois isto varia individualmente, levando em conta muitos fatores, principalmente o estilo de vida de cada um. 
Há pessoas de 60 anos com um condicionamento físico e qualidade de vida melhor do que algumas de 30 anos. 
O sedentarismo é, sem dúvida, um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudável. O exercício físico pode prevenir e retardar este processo de envelhecimento.
Alguns dos benefícios que o exercício irá proporcionar: 
*aumento da autonomia e sensação de bem-estar, bem como da força muscular; 
*manutenção ou melhora da flexibilidade; 
*maior coordenação motora e equilíbrio; 
*maior sociabilidade e independência pessoal; 
*controle do peso corporal; 
*diminuição da ansiedade e depressão; 
*ajuda no tratamento e prevenção de doenças, entre outros. 

Portanto, a hora é agora! Não deixe para depois. Invista em você e num futuro cheio de alegria!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Comida Não é Troféu!

Olá, Maravilhosos!

Você é uma daquelas pessoas que depois de trabalhar o dia inteiro, chega em casa, coloca as pernas para cima e assiste um pouco de TV devorando um chocolate, com a frase que serve de alento: “eu mereço”?! Pois saiba que comida não é prêmio e nem consolo para as dificuldades diárias. 
Inúmeras evidências mostram que o comer compulsivo e consumo de drogas envolvem alguns circuitos cerebrais que atuam de formas semelhantes.
Ao associar o alivio das tensões do dia-a-dia à comida, você está ensinando ao cérebro que isso é correto.
Quando experimentamos prazer, nosso cérebro aprende a associar essa sensação com as condições que o predispõem a isso. Em outras palavras, o cérebro lembra não apenas do sabor da comida, mas também da sensação de prazer em si, assim como das sugestões ou comportamentos que o precederam.
Alimentos altamente calóricos – particularmente alimentos com alto teor de açúcar ou gorduras – são mais propícios a desencadear um desejo compulsivo por comida.
Toda vez que houver alguma insatisfação, de forma inconsciente, a mente vai pedir alimento, pois foi habituada a essa condição.
Associar alimentação à compensação é o mesmo que fumar, beber ou usar drogas, pois estimula a zona de recompensa do cérebro.
Ou seja, alimentos e drogas ilícitas disparam circuitos cerebrais envolvidos com recompensa e o prazer. Eles criam respostas condicionadas que são posteriormente evocadas pela simples visão da comida ou das drogas ou pelo ambiente onde essas substâncias são consumidas.
É necessário uma estratégia multifacetada para tratar o vicio: fármacos, biofeedback e terapia de grupo, cada um por seu turno.
Comedores compulsivos enfrentam um desafio que os viciados não enfrentam: a comida, ao contrário da heroína ou cocaína, é necessária para a sobrevivência do organismo. 
Portanto, se você ainda não se viciou na comida, comece agora mesmo a mudar a sua forma de lidar com ela: não a utilize como troféu!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Não sofra de dor nas costas!

Olá, Amores!
Você sofre de dor nas costas? Esse é um problema comum e responsável por boa parte das consultas médicas, mas também é um dos mais fáceis de serem evitados! 
Na maioria dos casos, esse incômodo está ligado a um espasmo muscular, que pode acontecer por má postura, movimentos repetitivos, inflamação crônica ou tensão. 

Veja cinco mudanças de hábitos que podem acabar com essas dores:
- Alongue-se: o alongamento deve ser levado a sério! Por exemplo, antes mesmo de levantar da cama, alongue as costas fazendo os exercícios de alongamento acima. Segure por dez segundos e faça com a outra perna. Repita o ciclo de 2 a 3 vezes.
- Solte os músculos tensos: use um rolo de espuma para trabalhar as torções musculares antes que elas causem mais problemas. Coloque o rolo no chão e use o peso do corpo para massagear a parte superior das costas, região lombar e o quadril. Isso vai ajudar a aliviar a tensão dos músculos.
- Pratique ioga: você só precisa ir uma vez por semana. Segundo especialistas, quando uma pessoa com dor lombar pratica 75 minutos de ioga por semana durante três meses, o incômodo diminui 50%.
- Bolsas térmicas: a dor nas costas também pode ser tratada com compressões de frio e calor. Primeiro, aplique uma compressa de gelo por cinco minutos e depois tire nos cinco minutos seguintes. Repita esse ciclo por meia hora. O ciclo de refrigeração aumenta o fluxo sanguíneo para o músculo dolorido, o que diminui a dor. No dia seguinte, você pode usar uma compressa ou uma toalha aquecida para ajudar a relaxar a tensão.
- Movimente-se: claro, um músculo tenso precisa de tempo para se recuperar, mas ficar parado não vai ajudá-lo nesse processo. Ficar completamente inativo por mais de 48 horas começa a atrofiar o músculo, o que faz com que ele fique mais fraco e mais propenso a lesões.
Se ainda assim a dor persistir, o melhor é procurar um médico.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vamos fazer flexão de braço!

Olá, Maravilhosos!
Além do agachamento, um daqueles exercícios que todos deveriam fazer: flexão de braço. 

A flexão de braço é um dos exercícios mais simples que existem e, ao mesmo tempo, pode ser um dos mais eficientes. 
Ao contrário do que muitos pensam, as flexões de braço não servem somente para peito e tríceps, você consegue trabalhar também costas e abdômen. Ou melhor, você trabalha praticamente o corpo todo! 
Para garantir uma boa postura, seus músculos abdominais, da lombar e do quadril devem ficar contraídos a todo momento, bem como o das pernas para dar sustentação. Isso ajuda a manter a coluna reta e ainda faz com que estes grupos musculares também se exercitem. 
Se lhe falta força para fazer uma flexão de braço ou se você se esforça para fazer flexões com a técnica correta, tente isto: fique na posição de flexão de braço em linha reta dos ombros aos tornozelos. Tente ficar até 1 minuto na posição. 
Você também pode começar fazendo a flexão de braço ajoelhado. Realize flexão de braço com os joelhos no chão. Mova-se usando o seu peito, ombros e tríceps. Não empurre utilizando seu quadril para trás, tenha certeza que você o abaixa junto ao peito. Neste caso o alinhamento tem que ser dos ombros ao joelho. 
Você pode começar a fazer esse exercício em casa mesmo. Vamos lá!


domingo, 8 de junho de 2014

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Olá, Maravilhosos!
Você costuma ouvir mais a voz da negatividade ou da positividade?
Aprender a pensar positivamente pode ser difícil inicialmente, mas é perfeitamente possível!
O importante é ocupar-se ativamente com pensamentos positivos, agradáveis, construtivos, sem lutar com os negativos. Por exemplo: se você pensar que é uma pessoa fracassada, recorde-se de ocasiões em que foi bem-sucedida, pondere que você é capaz de amar e amada por outras pessoas, é honesta no que faz e merece confiança. 
Observe que, apesar de tudo, você continua viva e capaz de apreciar a divindade na natureza e nas pessoas, uma boa companhia, um bom livro, etc. 
Fazer isto requer treino (como qualquer exercício: só obtemos resultados praticando) e, se possível, algum desenvolvimento da concentração. 
A ideia é colocar muitos pensamentos positivos ao lado dos negativos e começar a ocupar cada vez mais tempo a pensar ativamente de modo construtivo. Com o passar do tempo, a negatividade perde força e a positividade ocupa o lugar dela. 
De acordo com o jornal Chicago Tribune, um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Duke, EUA, constatou que emoções positivas podem tornar alguém mais saudável. 
Para a pesquisa, foi monitorado um grupo de 2.618 pessoas ― homens e mulheres ― que passaram por uma angiografia, exame capaz de revelar como o sangue flui pelas artérias que nutrem o coração. Na ocasião, os voluntários responderam a uma pesquisa sobre o que esperavam do futuro e como estaria sua saúde. 
Quinze anos depois, o estudo concluiu que os voluntários com as melhores expectativas possuíam 24% a menos de chance de morrer por complicações cardíacas. 
Posteriormente, outro estudo comprovou algo semelhante, mas desta vez com um grupo de homens que vivia em Boston. 
Os pesquisadores analisaram, durante 12 anos, a capacidade que os voluntários tinham de controlar emoções positivas e negativas. 
De acordo com o resultado, entre os que tinham mais autocontrole, apenas 6% sofreram um ataque cardíaco ou morreram por doenças cardiovasculares, contra 14% de vítimas entre os homens incapazes de controlar suas emoções. 
Portanto, comece hoje mesmo a controlar seus pensamentos... Fácil não é, mas é totalmente POSSÍVEL! 
VOCÊ QUER, VOCÊ PODE, VOCÊ CONSEGUE!

sábado, 7 de junho de 2014

A Corrida Moldou a Inteligência do Homem

Olá, Amores!
Falta um estímulo para treinar? Então saiba que o exercício regular melhora as habilidades mentais. 
Uma visão científica emergente sobre a evolução humana sugere que somos inteligentes hoje em dia, em parte, porque há um milhão de anos podíamos fugir e correr melhor por longas distâncias do que a maioria dos outros mamíferos. 
Nosso cérebro foi moldado e aguçado pelo movimento e, mesmo com as ideias fluindo, continuamos necessitando de atividade física para que o cérebro funcione de modo ideal. 
O papel da resistência física na formação da humanidade vem intrigando os antropólogos há algum tempo. 
Em 2004, os biólogos evolucionistas Daniel E. Lieberman, de Harvard, e Dennis M. Bramble, da Universidade de Utah, publicaram um artigo no periódico Nature intitulado "Corrida de resistência e a Evolução do Homo", alegando que os nossos antepassados bípedes sobreviveram tornando-se atletas de resistência, capazes de derrubar a presa mais rápida por pura teimosia, correndo e se arrastando atrás deles até que os animais caíssem.
Então, o que está faltando para você começar a correr? 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Você não precisa fazer sacrifícios para emagrecer!

Olá, Meus Amores!
Costumo ouvir que emagrecer é um sacrifício. Porém, isso depende do ponto de vista. Se você focar nos benefícios do emagrecimento e aprender a gostar de comer alimentos mais saudáveis e a fazer exercícios/atividades físicas tudo se torna um prazer!
Alimentos saudáveis como frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leguminosas, oleaginosas e laticínios desnatados contêm nutrientes que ativam os neurotransmissores serotonina e dopamina, que nos proporcionam bem-estar, bem como os exercícios e atividades físicas que liberam endorfinas.
Para emagrecer, você não tem e NEM DEVE somente comer saladas e parar de comer chocolates e doces completamente.
O que fará você emagrecer é a mudança de hábitos. É encontrar um ponto de equilíbrio. 
Porém, a plenitude da vida saudável só é alcançada através de decisões pessoais. É necessário querer, buscar e se empenhar para conseguir a boa saúde. Pode ser uma tarefa simples desde que se tenha o desejo, se faça um planejamento, direcionando as prioridades e mudança de hábitos. 
Se você ainda não iniciou o seu planejamento de vida saudável nunca é tarde para se começar a plantar. Como não existe atalho nesse caminho da boa saúde, não é possível colher o que não foi plantado, sempre colhemos o que semeamos. 
Portanto, não perca tempo, comece por procurar uma área de plantio para a sua boa saúde, depois faça a semeadura. Tome conta com frequência da sua plantação, para que você possa ter muitas colheitas de qualidade para sua vida saudável. O resultado de todo esse esforço do bem estar diário é o que chamamos de FELICIDADE.