EmagrecimentoSaudeBemEstar

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Como emagrecer e manter o peso nas festas de fim de ano.

Olá, Maravilhosos!
Chegaram as festas do final de ano, e com elas as comilanças. Durante a temporada de festas, tão preocupante quanto emagrecer é manter o peso. Para que você consiga preservar suas formas sem passar os dias de festas contando calorias, confira dicas simples que evitarão excessos alimentares e preservarão sua reeducação alimentar.

*Esteja no evento por seus amigos e familiares, não pela comida - Há quem sinta que está perdendo algo durante as festas comemorativas. Nesses casos, vale se questionar se você está lá pelo que será servido ou pela companhia. Aproveita o convívio para aplicar uma das regras básicas da alimentação saudável: comer devagar. Pouse os talheres e mastigue cada alimento cerca de 30 vezes. É o tempo necessário para o cérebro perceber que já está saciada.
*Coma apenas o que você mais gosta - Comer tudo o que está exposto é um exagero, esteja você querendo emagrecer ou não. Portanto, escolha os pratos que realmente gosta – priorizando os menos calóricos, claro!
*Participe da organização - Quando possível se ofereça para levar um prato. Assim você terá ao menos uma opção saudável para qual recorrer.
*Planeje o que você vai comer durante a ceia Não abuse das quantidades. Muitas pessoas dizem que é só um dia no ano e por isso abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia nós temos o ano inteiro!
*Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente, inclusive os lanches intermediários - Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo  para chegar a noite e comer tudo o que deixou de comer durante o dia. No entanto, lembre-se que sempre que entra muita energia de uma única vez o corpo utiliza o que ele precisa e o resto ele estoca.
*Enquanto não chega a hora da ceia evite beliscar muitas castanhas, nozes, frutas secas o dia todo - Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas e em excesso contribuirá bastante para o aumento de peso. Coma mais frutas frescas.
*Beba álcool com moderação - 1 grama de álcool (7 calorias/grama) tem mais calorias do que 1 grama de carboidrato (4 calorias/grama)! Alterne a bebida alcoólica com copos de água e evite também os refrigerantes e sucos com açúcar.
*Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia - O desespero e vontade de todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais. Isto não é necessário. Mastigue bem para sentir bem o sabor dos alimentos. 
*Utilize produtos light - Maionese, requeijão, creme de leite e leite condensado podem ser usados a versão light para o preparo dos alimentos. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.
*Mexa-se - No dia da ceia e do almoço do Natal e Ano Novo faça caminhada ou alguma atividade física. O importante é se movimentar! 
Antes de cair em tentação, pense no que é melhor para si.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Tenha bons hábitos alimentares nas refeições.

Olá Amores!
Como são seus hábitos alimentares? Provavelmente você já ouviu ou leu essa frase "Você é o que você come!".
Hábitos alimentares adequados nos proporcionam condições para uma vida saudável, anos com saúde e disposição. Não existem alimentos proibidos ou milagrosos. O segredo está no bom senso! 
A alimentação realmente é um prazer que precisa ser saboreado e compartilhado com pessoas das quais gostamos, portanto é importante fazer das refeições um momento alegre para ser lembrado posteriormente, e não apenas o gesto mecânico de saciar a fome. 
Costumo ouvir que comer na rua é mais difícil de fazer escolhas saudáveis. Isso depende do ponto de vista. Você está em um self-service e não sabe o que escolher? Que tal seguir pelo caminho do meio?! Você não precisa passar fome, comer somente salada e se privar dos prazeres comensais, mas também não precisa se entupir de carnes, frituras e 'encher a pança' de cerveja no seu dia a dia. 
Se possível, inicie a refeição com legumes e verduras da sua preferência, só não abusa dos molhos! Você pode escolher o tradicional feijão (ou lentilha, grão de bico, ervilha) com arroz (o integral é melhor e mais gostoso!). Pode também substituir o arroz por uma massa (integral, de preferência) ou outro carboidrato. A proteína pode ser uma carne magra ou ovos (coma somente uma gema por dia ou até duas se você se exercita intensamente e tem o colesterol normal).
Não é sensato comer rapidamente qualquer coisa, é preciso valorizar a vida, realmente alimentando-nos adequadamente, provendo nosso corpo e espírito de elementos dos quais necessitam.
Faça um esforço e torne seu comportamento na hora de se alimentar melhor, com certeza será bom pra sua saúde. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Viva um estilo de vida saudável!

Olá, Amores!
Você provavelmente ouve muito o termo "estilo de vida saudável". Mas o que isso significa? 
Em geral, estilo de vida saudável é não fumar, ter um peso adequado, nutrir-se com alimentos saudáveis, beber álcool moderadamente e praticar exercícios. 
Parece simples, não é?! Porém, muitas pessoas não sabem COMO FAZER para viver de forma saudável! 
O truque para uma vida saudável é fazer pequenas mudanças..
*Caminhar mais, movimentar-se mais. Movimente-se! Mesmo as atividades leves e moderadas, como tarefas domésticas e jardinagem pode fazer a diferença; 
*Adicionar frutas, legumes, verduras e cereais integrais na sua alimentação, buscando ingerir ao menos uma porção em cada refeição; 
*Hidratar-se adequadamente, bebendo água mesmo sem sentir sede;
*Dormir o necessário. Tenha um horário para dormir e acordar, buscando dormir 8 horas por dia.
Estas são apenas algumas maneiras que você pode começar a viver saudável, sem mudanças drásticas.
Você quer, você pode, você consegue!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

VIVA UM DIA DE CADA VEZ!

Olá, Queridos!
Um dos princípios de vida que deve ser adotado para viver bem é viver um dia de cada vez, sem querer adiantar as coisas do dia seguinte nem trazer de volta as questões de ontem... 
Viver um dia de cada vez implica ter um plano e um compromisso com você. Significa viver no momento presente, aqui e agora, um minuto, uma hora, uma manhã, uma tarde de cada vez. 
Viver no momento como se mais nada fosse realmente importante. Não alimentar a preocupação e ou ansiedade em ter resultados imediatos e milagrosos.
Para viver em tranquilidade, sem deixar que os problemas do dia-a-dia atrapalhem nossos relacionamentos ou mesmo nossas tarefas, é preciso seguir este lema e ser paciente, pensar nos compromissos diários, sem se preocupar com os seguintes. 
Abaixo você confere algumas dicas de como viver tranquilamente:
1- Seguir o lema "viver um dia de cada vez" pode nos alertar e nos motivar a sermos mais calmos;
2- Manter o equilíbrio emocional é uma virtude, assim você pode evitar erros ou fatos indesejáveis;
3- Agir com calma é a capacidade de enfrentar os problemas sem se desesperar;
4- Faça somente aquilo que está ao seu alcance, não vale a pena se estressar por tentar fazer o que não pode ser feito no mesmo dia;
5- Espere o momento certo para tomar as atitudes corretas, não se afobe por causa da ansiedade;
6- Trace objetivos diários para não perder o controle de todos os compromissos.
Viva como se cada manhã fosse o dia mais importante de sua vida!

Segunda dica para emagrecer.

Olá, Maravilhosos!
A maioria das pessoas que quer e precisa emagrecer fica atrás de dicas, não é verdade? E essa dica tem que ser milagrosa! Mas, infelizmente, como eu já disse: não há fórmula mágica nem milagre nem segredo. A única dica que funciona mesmo é mudar o seu estilo de vida, a sua relação com a comida e consigo mesmo.
A primeira e mais importante dica já foi dada:
A segunda dica também é comportamental, pois somente mudando o comportamento é que podemos conseguir atingir algum objetivo, seja em qualquer área da vida.
Faça um diário alimentar, registrando tudo o que você comer, a quantidade e o horário. Além desses registros, aponte os sentimentos que foram experimentados ao longo das refeições. Como estava o seu humor? Com quem comeu? O que sentiu antes, durante e depois de comer? 
Fazer o diário alimentar tem a ver com senso de responsabilidade, saber o que e quanto você está comendo e como isso impacta em seu objetivo de emagrecer.
Dessa forma, você conhece melhor a relação dos seus sentimentos e emoções com a comida, buscando um equilbrío onde quem controla a sua vontade é você. 

domingo, 19 de outubro de 2014

CUIDADO COM OS EXERCÍCIOS NO CALOR!

Olá, Maravilhosos!
O verão ainda nem chegou, mas as temperaturas estão tão altas que parece que já, não é verdade?!
A estação mais quente do ano convida a cuidar do físico, mas a prática de exercícios e brincadeiras típicas da época exigem cautela. 
O verão faz muita gente ter vontade de praticar exercícios, recuperar o tempo perdido em relação ao resto do ano. Se você é daqueles que ignora o sol muito forte ou que até acha que fazendo exercícios nos horários onde ele está mais forte irá suar mais (suar não emagrece!) e consequentemente perder mais calorias e emagrecer, cuidado! Você poderá colocar a sua saúde em risco.
Além da alimentação - o ideal é consumir alimentos leves, que ajudem na reposição de água e sais minerais perdidos com o calor da estação -, a hidratação é um fator muito importante. 
Há uma regra geral de tomar 200 ml cerca de 1 hora antes dos exercícios, de 80 a 120 ml a cada 15 minutos de exercício e até 1 litro depois dos exercícios, em pequenos goles. 
Frutas, sucos e água de coco são perfeitos para hidratar o corpo e refrescar sem acrescentar muitas calorias. 
Veja algumas dicas importantes: 
*Use roupas de cores claras e adequadas à atividade, tempo e local; 
*Use boné, óculos escuros e protetor solar; 
*Prefira horários em que o sol está mais fraco - antes das 10hs e após às 16hs; 
*Se fizer esporte em local muito quente, diminua a intensidade em pelo menos 20% do habitual; 
*Se a umidade relativa do ar superar os 60%, as temperaturas consideradas perigosas começam nos 29ºC, já que os dias de muito calor combinados com a alta umidade são os menos indicados para exercícios muito intensos; 
*As cãibras musculares podem indicar um aviso de perigo de choque térmico;
*Não faça exercícios puxados sem conhecer exatamente a sua condição física. 

Caminhadas na praia, pedalar no calçadão, nadar no mar ou piscina, jogar volley ou futebol na areia são ótimos exercícios que, além de te ajudar a ficar em forma, são uma excelente opção de diversão. 

domingo, 12 de outubro de 2014

Alongar ou não alongar antes de correr?

Olá, Amores!
Há vários mitos envolvendo a corrida, e um deles é sobre o alongamento antes de correr. 
Uma revisão de estudos científicos publicada no periódico do American College of Sports Medicine concluiu que segurar os músculos em alongamentos por até 45 segundos antes de correr não prejudica o rendimento, mas também não melhora. 
Ou seja, aquele estica e puxa estático, em que você estende e segura o braço, a perna ou alguma outra parte do corpo em uma posição por alguns segundos antes de apertar o passo está ultrapassado. 


O melhor é fazer 5/10 minutos de alongamento dinâmico (em que você salta, faz polichinelos,, agachamentos e rotações de braços) antes e depois do exercício, o que aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento e previne lesões.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O Corpo alcança o que a Mente acredita!

Olá, Amores!
Não há milagre, nem fórmula mágica, nem segredo! Se você emagrecer, mas não mudar a forma de se relacionar com a comida e consigo próprio, o novo peso não será mantido. É necessário pensar e se comportar como magro, se quiser permanecer magro para o resto de sua vida.

Adote uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. Busque a satisfação por ser quem você é, respeite a si próprio e sinta-se em casa no próprio corpo.

Corpo e mente fazem parte da mesma substância, são interdependentes, interligados e indivisíveis. Portanto, busque essa conexão colocando em prática atitudes e pensamentos que podem ajudar a conquistar o que se deseja. 
Como a motivação é um ingrediente fundamental em qualquer processo, faça a sua parte: realize uma revisão de suas crenças ligadas à alimentação e ao corpo. Assim como chegou ao peso atual, acredite, você também pode reverter o processo. 
*Veja-se no futuro já com peso e corpo desejados. Isso induz sua mente a produzir estratégias que a conduzirão para onde quer. 
*Acredite em si, na sua capacidade de emagrecer. Aceite-se, ame-se, não se compare aos outros, pois toda comparação é injusta. 
*Veja-se da forma que você ficaria bem e não se iguale a de outra pessoa. Cada um tem uma composição própria e ficará bonita de uma forma única. 
*Seja positivista em suas crenças e motivações. Vá ao encontro do que você quer (um corpo belo e saudável) sem fugir do que não quer (ser gorda). 
Acredite na sua capacidade de transformação.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Primeira dica para emagrecer.

Olá, Amores!
Geralmente quem quer emagrecer quer uma dica. E essa dica tem que ser milagrosa! Mas, infelizmente, não há fórmula mágica nem milagre nem segredo. A única dica que funciona mesmo é mudar o seu estilo de vida, a sua relação com a comida e consigo mesmo.
Pense em quem você é, como gostaria de ser e o que fará para alcançar esse objetivo. 
Tenha em mente que a obesidade não é um problema seu, mas uma epidemia mundial. Não procure onde está a culpa, nem sinta-se culpado(a), pois o seu excesso de peso é resultado de uma série de fatores. 
Não busque apenas um motivo para justificar o fato de ter engordado. 
Porém, você é responsável pela sua saúde, pelo seu corpo, pelo que você ingere e pelo que você deixa de ingerir e de fazer para mudar essa situação, pois somente assumindo essa responsabilidade você poderá fazer algo efetivo para alcançar o seu objetivo. 
Quem é que compra os seus alimentos? Quem decide fazer essas escolhas?
Sei que não é fácil! Será difícil e doloroso, mas busque as respostas para o seu problema dentro de você. 
O que a impede de emagrecer? Que sentimentos e emoções estão presentes nesse ato de comer? O que você pode fazer para mudar essa situação? 
Você NÃO tem culpa por estar assim, mas você é responsável pela sua mudança. 
Não remoa os fatos, pense agora no que fazer, quando fazer e como fazer para reverter essa situação.
Acredite, confie na sua capacidade de superação. Você consegue!

domingo, 14 de setembro de 2014

Como emagrecer 1 kg?

Olá, Amores!
Você fica preocupado em controlar calorias ou se preocupa mais em ingerir alimentos saudáveis, em se nutrir?
Mais importante do que contar calorias é prestar atenção no que você está ingerindo, no que você está colocando para dentro do seu corpo: 'lixo' ou nutrientes?! qualidade alimentar é fundamental para emagrecer com saúde e de forma duradoura. 
Emagrecer não é uma ciência precisa, pois envolve inúmeros fatores como o metabolismo basal, a idade, o sexo, o nível de atividade física, dentre outros, bem como o déficit calórico, que é basicamente consumir menos e gastar mais. 
Portanto, se você costuma contar calorias, você sabe quantas quilocalorias são necessárias para emagrecer 1 kg?
Sabemos que 1 grama de gordura tem 9 Kcal, mas o tecido adiposo tem um acréscimo de 15% em água. Então, 1 kg de gordura equivale a cerca de 7700 calorias. 
Ou seja, se você quiser eliminar 1 kg por semana, você terá que economizar 7700 calorias por semana, ou 1100 calorias por dia. 
Isso é fácil? Não! Mas vamos ver como é possível... 
Se você precisa de 2000 Kcal ao dia, e diminui 500 Kcal na alimentação e gasta mais outras 600 Kcal com exercícios, em 1 semana, ou seja, 7 dias, você vai emagrecer 1 kg. 
Mas não se aborreça em contar calorias! Faça antes este 1,2,3:

1) MEXA-SE muito mais (suba escadas, deixe o carro na garagem para ir à padaria, cuide do jardim, passeie com o cachorro, lave o carro...);
2) PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS; e
3) ALIMENTE-SE SAUDAVELMENTE (mais frutas, legumes e verduras, laticínios desnatados, grãos integrais, leguminosas, comidinha saudável e caseira, e... menos!).

Emagrecer é um desafio, mas totalmente possível, requer organização, planejamento, motivação e negociação, sem perder o prazer. É importante resgatar outros prazeres além da comida.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O que é prioridade na sua vida?

Olá, Maravilhosos!
Conforme um dito árabe: "Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA".


Dizer que não pratica exercícios por falta de tempo, é questão de prioridade! Pois se você é uma daquelas pessoas que perdem 1 hora ou mais por dia no youtube/facebook/twitter ou acaba fazendo outras coisas (ver novelas/seriados, bater papo no celular, etc) em vez de cuidar da sua saúde, a responsabilidade é sua mesmo. 
Cabe a você ajustar QUAIS SÃO AS PRIORIDADES DA SUA VIDA e decidir O QUE É MAIS IMPORTANTE (você, a sua saúde, o seu bem estar?!), só não adianta reclamar ou dar desculpas depois. Até porque a falta de tempo é um dos fatores que menos atrapalha a prática de exercícios, levando em consideração que, atualmente, inúmeros meios de treinamentos foram desenvolvidos para tal objetivo. 
Se você fizer de 30 a 45 min., 3x/semana e ter a orientação de um profissional qualificado, você conseguirá ótimos resultados, quando se diz respeito a condicionamento físico, emagrecimento, bem estar, hipertrofia muscular, e todos os benefícios que o movimento pode proporcionar. 
Logo, reflita bem se a falta de tempo, na verdade, é o principal fator que impede você de se exercitar.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O QUE PESA MAIS: 1KG DE GORDURA OU DE MÚSCULO?

Olá, Amores!
Percebo que ainda há uma grande dúvida entre as pessoas que praticam atividades físicas quando o assunto é o peso da gordura e do músculo. Costumo ouvir que o músculo pesa mais do que a gordura. Será?!


Este é um dos grandes mitos do emagrecimento e também uma das grandes desculpas que damos quando não atingimos um objetivo. 
Será verdade que o músculo pesa mais do que a gordura?! 
O que pesa mais: 1 kg de algodão ou 1 kg de chumbo? Como todos (ou quase) conhecem esta pergunta, vão responder que se é 1 kg, é 1kg não importa do que seja. 
Então, com gordura e músculo seria diferente?! Esta é a dura realidade, a gordura não pesa mais que músculo, porém A GORDURA OCUPA MAIS ESPAÇO! Por exemplo, se comparar duas pessoas com o mesmo peso e que ganharam 5 kg, mas a primeira foi de gordura e a outra de músculo, o primeiro vai apresentar um volume maior e aparentemente vai parecer mais pesado que a segunda, mas, na realidade, não é! 
Podem ocorrer casos em que se ganha peso em massa muscular e elimina-se gordura, porque está treinando de forma correta para o seu objetivo. Mas se este não for o seu caso é porque infelizmente ganhou gordura. 
Então, se quiser usar este conceito, o certo seria dizer que o músculo é mais pesado por volume do que a gordura. 

NÃO PENSEM SÓ EM TAMANHO, PENSEM EM QUALIDADE MUSCULAR! 
PS = 1 Pound = 453 gramas.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Consuma menos açúcar, você já é doce!

Olá amores!
Você se considera um fanático por doces e admite não conseguir ficar um dia apenas sem colocar algo feito com açúcar na boca?! 
Cuidado, esse comportamento pode estar ajudando a aumentar o risco de algumas doenças decorrentes do excesso de açúcar no organismo. 
Segundo uma pesquisa realizada pela instituição norte americana “American Heart Association, o açúcar está na lista de produtos que mais prejudicam a saúde cardíaca, assim como o colesterol, as gorduras saturada e trans e o sódio. 

Para começar a diminuir o consumo de açúcar dê preferência a alimentos naturais, como frutas frescas e secas, batata doce, mel, sementes e oleaginosas. Outra dica é ficar de olho no rótulo dos alimentos; para saber com mais precisão a quantidade de açúcar preste atenção em palavras como xarope de milho, glicose, sacarose e frutose, pois são todos tipos de açúcar também.
Então, vamos consumir menos açúcar que, além de ajudar no processo de emagrecimento, preserva a saúde do coração e de todo organismo como um todo. 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PERA OU MAÇÃ? QUAL O FORMATO DE CORPO MAIS SAUDÁVEL?

Olá, Maravilhosos!
Um estudo da Universidade de Minnesota veio confirmar as opiniões de alguns cientistas, que afirmam que o que deve ser levado em conta não é apenas a gordura total do corpo, mas as zonas onde a gordura corporal se deposita. 
É a forma como essa distribuição se faz que pode tornar o excesso de peso um perigo para a saúde. 

O tipo "genoide" de distribuição da gordura, comum a muitas mulheres, é muitas vezes descrito como tendo a forma de uma "pera", pois a gordura deposita-se sobretudo nas nádegas, coxas e ancas. 
No tipo "androide", o excesso de gordura deposita-se na parte central do corpo (barriga, peito). Esta distribuição em forma de "maçã" é mais comum nos homens, mas também aparece em muitas mulheres que se aproximam da menopausa. 
Os cientistas pensam que o tipo de gordura que se acumula à volta da zona central do corpo é metabolizado de forma diferente da gordura localizada em outras zonas, e esta diferença contribui para um aumento da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol e de triglicérides, fatores que podem aumentar o risco de doenças cardíacas. 
Embora, por ser uma característica herdada, não podemos alterar a forma da distribuição da gordura pelo corpo, podemos reduzir os riscos controlando o peso do nosso corpo.
Portanto, se a constituição do seu corpo for mais parecida com o tipo "androide", cuidado com o excesso de peso.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Aprenda a gostar de praticar exercícios!

Olá, queridos!
Quer se apaixonar pela prática de exercícios e atividades físicas?!
Primeiramente você precisa encontrar uma atividade que combine com você! Há inúmeras atividades, além da musculação e da caminhada, como dança, ioga, luta - muay thai virou o queridinho das famosas! -, funcional, cross fit, vôlei de praia, stand up padle, etc. Enfim, experimenta algumas atividades até encontrar algo que você sinta-se bem.  
Ainda assim, virar fã de exercícios não acontece da noite para o dia. É preciso dar tempo ao tempo (praticando, é claro!) - mais precisamente, 40 dias, como mostrou um estudo publicado no periódico americano Journal of Applied Social Psychology. 
A pesquisa acompanhou durante esse período um grupo de adultos que fizeram o mesmo treino 5 vezes por semana. Entre a quinta e a sexta semana, a maior parte deles (que não gostava de treinar no início) já se dizia adaptada à nova rotina. 
Então, se você quer mudar de vida, já sabe de quanta persistência irá precisar: cinco vezes de treino por semana durante 40 dias.
Você quer, você pode, você consegue!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Almoçar na hora certa contribui com o emagrecimento.

Olá, Amores! 
Sabia que almoçar depois das 15 horas contribui com o aumento de peso?!
Pesquisadores do Women's Hospital, Boston, EUA, acompanharam 420 pessoas com sobrepeso que, durante 20 semanas, foram submetidas a um tratamento para emagrecer. 
Os participantes que tinham o hábito de almoçar antes desse horário, evitando intervalos muito grandes entre as refeições, perderam 30% mais peso em comparação com aqueles que deixavam para comer depois. 
Quando comemos após às 15 horas, geralmente, já estamos mais de 4 horas sem comer. E isso faz com que o organismo libere uma dose maior de insulina, que engorda. O problema não é almoçar após às 15 horas, é ficar sem comer por mais de 3/4 horas. 
Então, é só fazer um lanche se não der para almoçar no horário e depois almoçar tranquilamente. Nos dias em que você não conseguir comer até às 13 horas, faça um lanchinho nesse horário - pode ser um iogurte com linhaça ou uma banana amassada com aveia - e, assim que tiver uma folga, senta para comer com calma.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Quer ficar 10 anos mais jovem sem plástica? Faça atividades físicas!

Olá, Amores!
Retarde o envelhecimento com atividades físicas!
Especialistas do King's College, em Londres, pesquisou 2.401 gêmeos e observou que os que eram fisicamente ativos durante seu tempo de lazer eram também "biologicamente mais jovens" do que os que não se exercitavam. 

O estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, aplicou um questionário sobre o estilo de vida dos participantes e retirou amostras de sangue para fazer uma análise do DNA de cada um. 
Os pesquisadores identificaram que os telômeros - sequências de proteína encontradas nas extremidades do DNA - tinham menor tamanho entre os gêmeos sedentários. 
Os cientistas esclarecem que os telômeros oferecem proteção às células, mas conforme as pessoas vão envelhecendo, eles vão naturalmente diminuindo de tamanho, deixando-as mais vulneráveis a danos e à morte.
Ao examinar células sanguíneas do sistema imunológico, os pesquisadores observaram que os telômeros perdem, em média, 21 de seus componentes - os nucleotídeos - por ano. 
E concluíram que os telômeros dos mais sedentários tinham 200 nucleotídeos a menos, o que significa uma redução do seu comprimento. Os mais ativos tinham telômeros de tamanho equivalente ao dos sedentários até dez anos mais jovens, apontou o estudo. 
Os resultados sugerem que adultos que se envolvem em atividades físicas regularmente são biologicamente mais jovens do que os sedentários. 
Os pesquisadores ainda sugerem que pessoas sedentárias podem estar mais vulneráveis a danos celulares por diversos fatores, entre eles o estresse, que teria um impacto direto no tamanho dos telômeros. E os exercícios físicos, afirmam, poderia ser uma boa arma no combate aos níveis de estresse.
Portanto, o que você está esperando para começar a se movimentar?! 

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A felicidade existe sim, acredite!

Olá, Amores!

Às vezes podemos até duvidar, mas a felicidade é muito simples. E quando você descobre isso, ela deixa de ser uma espera e passa a ser um minuto, um segundo. Encontrei-a certa vez, mas ela fugiu. Pouco depois a encontrei de novo, mas ela disse que estava atrasada e eu entendi com preguiça de filosofar.

Mais tarde ela voltou sem falar nada e se enfiou comigo embaixo das cobertas, quentinha... Só foi embora quando o relógio despertou e eu tinha que levantar e estava frio e chovendo. Durante o dia ela voltou em situações bobas como o sorriso de alguém que nem conheço, o pacote de balas que eu achei na gaveta, e um elogio que recebi gratuitamente. Ela ia e voltava, ia e voltava: como a vida. Linear são os batimentos cardíacos da morte.

À noite ela apareceu na porta do meu banheiro, fez tanta força que entrou mesmo com a porta fechada. Focinhou a porta do box e veio na forma de um sabonete cheiroso que me trouxe uma doce lembrança. Logo depois, estava naquela toalha felpuda e macia para me enxugar. Ela toma banho comigo quando a água leva embora coisa ruim e renova a alma. E dorme ao meu lado quando eu descanso.

Às vezes ela desaparece durante tanto tempo que me falta o ar. Dá uma saudade louca, ela deixa um vazio depressivo, um buraco. Ela me faz sentir sendo mais uma e eu odeio ser somente mais uma. Não posso negar a dependência que eu tenho dela. Mas eu aprendi, finalmente. Aprendi que ela não aparece apenas numa grande história de amor, ou numa viagem maravilhosa que tantas vezes foi planejada ou grande e gorda na minha conta bancária carente. Ela também dá as caras pelo lado simples da vida. 

Ontem apareceu numa tomada. Eu precisava recarregar meu celular e uma tomada apareceu do meu lado. Depois estava naquela mensagem carinhosa de um amigo. A felicidade entrou com o pé na porta e sentou ao meu lado. Eu não estava mais sozinha esperando o espétaculo. O trânsito todo parado e uma criança me acena no carro ao lado. 

O dia meio cinzento, vai-não-vai e de repente ela surge amarela e esquenta a vida. Ela mora numa gaveta cheia de bobeirinhas lá em casa, que tem nariz de palhaço de festa louca, cartinha de amor antiga, nas fotos e lembranças de carinho em flores secas. E vem naquela soneca gostosa depois do almoço de domingo com toda familia animada. 

Ela é virtual quando encontro alguém que gosto no facebook; ela é fantasma quando lembro que alguém me disse que eu tinha muita sorte. A felicidade mora num mundo pequeno e não naquele grande que faz você se perder demais. A felicidade é simples, e quando você descobre isso ela deixa de ser uma espera e passa a ser um minuto, um segundo. E é de minutos e segundos que se faz a vida. E aí você perde menos tempo esperando e mais tempo vivendo. 

Entre o piegas e o chavão, é assim que vivo a vida intensamente sem esperar momentos intensos. Você já tentou? Não fique achando que ela está lá com alguém que nem te quer. Ela pode estar numa música boba, pode ser num amigo que você não via há muito tempo, ou em pequenas coisas que te faça desmaiar de rir.

Eu sempre esperei viver uma história de cinema, ouvir cantadas de filme francês, ganhar salário de estrela, ter amigos de sitcom, ser capa de revista ou ir naquela festa de celebridades. Mas ai eu lembrei que os filmes de que eu mais gosto são aqueles despretensiosos que contam a história de uma pessoa feliz como eu...

Autor desconhecido

sábado, 26 de julho de 2014

CORRER DESCALÇO: A POLÊMICA CONTINUA!

Olá, Maravilhosos!
Já experimentou correr descalço? Adoro correr descalça na areia fofa da praia!
Desde que o americano Christopher McDougall lançou o livro "Nascido para correr", a ideia de correr descalço ganhou o mundo. 
As diferenças entre correr com tênis e correr descalço vêm sendo pesquisadas nas últimas quatro décadas. 

A teoria desta prática sugere que correr com menos proteção torna a pisada mais “natural” e ajuda a fortalecer os músculos intrínsecos dos pés. 
O médico americano Daniel E. Lieberman, em estudo publicado na Exercise and Sports Sciences Reviews, sugere, no entanto, que até agora há mais perguntas do que respostas em relação à prática. 
Não há como sabermos – por enquanto – se correr descalço é melhor para curar ou prevenir lesões. Lieberman argumenta que, apesar dos grandes investimentos feitos pela indústria de calçados para corrida nas últimas décadas, o índice de lesões em corredores permanece muito alto. 
O que fazer diante de tanta incerteza? Correr ou não descalço? Devemos usar modelos minimalistas ou não? 
No balanço da ciência, é impossível concluir se os tênis de corrida são fundamentais, como sugere a indústria, ou se todos ficariam melhor descalços, como dizem os radicais da corrida natural. 
Confesso que também corro descalça, mas na grama de um campo de futebol ou na areia fofa da praia. Mais do que nunca, vale a cautela e a experimentação. 
Pode ser que a proteção dos pés não seja uma questão de moda! 

Quem faz exercícios físicos tem salário maior do que quem não faz!

Olá, Amores!
Sabia que quem pratica exercícios físicos regularmente ganha mais?
O economista Vasilios Kosteas, da Universidade Estadual de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos, analisou questionários de 12 mil pessoas com perguntas sobre salários e sobre a quantidade de exercícios que elas praticavam. 
A análise dos dados indicou que aqueles que se envolvem em atividades físicas como correr, nadar ou mesmo levantar pesos ao menos três vezes por semana tinham salários até 9% maiores do que os sedentários. 
Mesmo para aqueles que se exercitavam com menos frequência, entre uma e três vezes ao mês, a pesquisa indicou uma diferença de 5% na média dos salários. 
O estudo, publicado na revista científica Journal of Labor Research, avalia que os exercícios regulares podem ter um impacto sobre a produtividade e o bem estar do empregado. 'É amplamente sabido que o exercício regular tem um impacto positivo no bem estar. Além dos impactos positivos sobre a saúde cardíaca, sobre o peso e uma variedade de outras questões médicas, estudos na literatura médica mostram que os exercícios levam a uma melhor função mental, condição psicológica e maior nível de energia', observa Kosteas no estudo.
'Todos esses três traços podem ser traduzidos em maiores ganhos ao aumentar a produtividade. Além do efeito direto, o exercício pode ter um impacto sobre o mercado de trabalho ao servir de sinal a potenciais empregadores de que o indivíduo é dedicado e disciplinado', complementa. 
Em sua conclusão, o economista comenta que muitos estudos já foram feitos sobre as causas e efeitos econômicos da obesidade ou da prática de exercícios, mas pouco se estudou os efeitos dos exercícios sobre o mercado de trabalho. 'Estabelecer se essa ligação existe é uma parte importante na compreensão dos efeitos mais amplos da atividade física regular', conclui. 
MEXA-SE, EXERCITE-SE, VOCÊ SÓ TEM A GANHAR!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

DIETAS DA MODA NÃO FUNCIONAM PARA EMAGRECER!

Olá, Queridos!
Como eu sempre digo: "Não faça dietas, aprenda a se alimentar equilibradamente".
Estudo feito com mais de 4.000 pessoas com mais de 20 anos de idade e obesos, ou seja, que tinham índice de massa corporal (IMC) acima de 30 há pelo menos um ano antes de a pesquisa começar, provou que a melhor forma de emagrecer ainda é a combinação entre EXERCÍCIOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA. 
O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard e do Centro Médico Beth Israel Deacones, nos EUA e publicado no periódico American Journal of Preventive Medicine. 
Os dados dos participantes foram extraídos do Levantamento Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, realizado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão de saúde dos EUA. 
Durante o período do estudo, 2.523 pessoas, ou 63% dos participantes, relataram ter tentado emagrecer, sendo que 40% delas afirmaram ter reduzido seu peso em 5% ou mais, e 20% desses indivíduos afirmaram ter reduzido em 10% ou mais seu peso total. 
Ao observarem esses indivíduos, os pesquisadores descobriram que aqueles que mais se exercitaram e que comeram menos gordura foram significativamente os mais propensos a emagrecer. 

Além disso, foi identificada uma forte relação entre a participação em programas de emagrecimento e o emagrecimento bem-sucedido, reforçando a importância da combinação da alimentação e dos exercícios de forma bem pensada e estruturada.
Conheça nosso programa:

quarta-feira, 23 de julho de 2014

DÁ TRABALHO SER FELIZ, MAS VALE A PENA!

Olá, Amores!
"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade". Carlos Drummond de Andrade.
Para sermos felizes temos que trabalhar diariamente em prol dessa felicidade.
Dá trabalho ser feliz porque a gente tem sede de ser melhor, sonha realizar centenas de coisas que contribuam para a sensação de felicidade: conseguir um bom emprego, entrar numa faculdade concorrida, comprar casa própria, aprender a tocar um instrumento, deixar o sedentarismo e cuidar da saúde, aprender outro idioma, etc. 
Dá trabalho desapegar-se das coisas pequenas disfarçadas de grandes justificativas. 
Ser feliz dá trabalho pela desconstrução de velhos conceitos, pela mudança de comportamentos, pela inclusão de novas atitudes e pela determinação de ser feliz! 
Muita gente atribui ao destino outras conquistas importantes, como "Fulana deu a maior sorte, arranjou um namorado ótimo". Mas arranjar namorado ou constituir uma família feliz também não é uma questão de sorte. É trabalho mesmo! 
Como conseguir êxito se a gente não se despe do medo e se deixa vencer pela preguiça? Como ignorar a covardia que nos afasta de tudo que desejamos realizar? 
Para ser feliz é preciso, ainda, que se tenha atenção ao mais sutil sinal, e para tanto, precisamos despregar os olhos das ilusões. E isso dá trabalho. 
O sucesso depende de dotes naturais que, felizmente, podem ser aprimorados com estudo e dedicação. Para tudo na vida, existem dotes naturais que podem ser aprimorados. O importante é saber o que aprimorar. 
Primeiramente, aprenda a diferenciar o que dá prazer momentâneo do que provoca uma sensação de duradoura felicidade.

E O MAIS IMPORTANTE: ACEITE SUA NATUREZA E APRENDA A DESENVOLVER AS SUAS VIRTUDES!


domingo, 20 de julho de 2014

Quem corre vive mais e melhor

Olá, Amores!
Há pouco tempo escrevi sobre um estudo que comprovou que "correr faz viver mais e melhor". 
Outro estudo que foi conduzido pela Universidade Bispebjerg Hospital, na Dinamarca, chegou a essa mesma conclusão, mostrando que os benefícios deste exercício são percebidos sem a necessidade de se dedicar muito. Ficou animado?!
Peter Schnohr, chefe do estudo, disse que a execução regular tem efeitos evidentes sobre a longevidade da população, aumentando de forma bastante significativa. 
Na verdade, os resultados de pesquisa são bastante conclusivos, uma vez que durante o período de acompanhamento (1976 a 2003) houve 10.158 mortes entre os não-corredores e apenas 122 entre os corredores.
O estudo, que começou em 1976, foi realizado em um total de 20.000 pessoas, homens e mulheres entre 20 e 93 anos, mostra que o risco de morte foi reduzido em 44% nos corredores. 
Schnohr também observa que correr regularmente melhora a absorção de oxigênio, a função cardíaca, a densidade óssea, a função imune; reduz a pressão arterial; previne a obesidade; melhora a função psicológica e cognitiva; aumenta a sensibilidade à insulina; permite controlar os níveis de colesterol; aumenta e reduz a atividade fibrinolítica da agregação plaquetária. 
PORTANTO, ESTÁ ESPERANDO O QUÊ PARA COMEÇAR A CORRER?!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O que você diz influencia o seu emagrecimento.

Olá, Amores!

Geralmente não temos ideia do poder e do efeito que as palavras têm em nossa mente e no corpo físico. Se você acha que suas palavras não influenciam seus hábitos alimentares, comece a prestar mais atenção ao que diz. 
Um estudo da Universidade de Houston publicado no periódico americano Journal of Consumer Research observou que apenas 10% das mulheres que dizem “não posso comer isso” mantém-se firmes na reeducação alimentar. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque o cérebro codifica o “não posso” como um sentimento de privação, levando as pessoas a se boicotarem.
A surpresa foi a constatação de que 80% das mulheres que disseram “não como isso” no lugar do "não posso" mantiveram-se firmes na reeducação alimentar. 
É importante, também, que você de fato se sinta diante de uma decisão, e não de uma limitação.
Vale a pena experimentar essa nova linguagem!